27/06/2022 às 15h53min - Atualizada em 27/06/2022 às 15h53min

Governo entrega novo Terminal Hidroviário de Alenquer reconstruído | Portal Obidense

O terminal será o décimo entregue pelo Estado na região do Baixo Amazonas. Equipamento público deve beneficiar mais de 80 mil habitantes.

Bruno Magno (CPH)
Agência Pará
Agência Pará
ALENQUER - O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entregará totalmente reconstruído e adequado o Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Alenquer, no Baixo Amazonas, nesta terça-feira (28). No total, o Estado investiu mais de R$ 4,5 milhão no novo equipamento público. O presidente da CPH, Abraão Benassuly, e o governador do Estado, Helder Barbalho, participam da cerimônia de entrega do porto, que vai beneficiar mais de 80 mil habitantes. 
 
Com a enorme expectativa para a entrega do terminal hidroviário, o pintor Leandro da Silva Santos, de 34 anos, não esconde a empolgação em ver o local prestes a dar início nas suas operações, após 13 anos parado.
 
”Eu nasci e vivo até hoje em Alenquer, e sei muito bem como é viver em uma cidade em que o transporte fluvial é o meio mais utilizado para se locomover’’, contou o morador. 
 
Além disso, o pintor profissional destacou que um dos períodos mais difíceis foi durante o pico da pandemia de Covid-19.
 
 ”Precisávamos ir em busca de atendimento médico, e com as enchentes, ficava inviável se locomover, pois sem o terminal, as estradas ficavam cheias, e não tinha como sair de carro, ou moto. Agora vamos voltar a ser felizes, novamente, graças ao esforço e boa vontade dos que nos ajudaram a ter o terminal de volta, em especial o governador Helder Barbalho” disse o morador. 
 
Estrutura 
 
O novo terminal contará com cadeiras confortáveis, banheiros masculino, feminino e pessoas com deficiência, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. 
 
Já a obra naval contempla a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamento que o antigo por não possuía. O terminal também conta com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além de sinalização, acessibilidade e paisagismo. 
 
Localizado na orla da cidade, às margens do rio Surubiú, o novo porto será administrado pela Prefeitura de Alenquer e estava interditado há 12 anos por problemas estruturais identificados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão federal que regulamenta a construção e reforma desses espaços. Somente na atual gestão a obra foi reiniciada, e agora, concluída pelo Estado.
 
O Terminal Hidroviário de Alenquer será o décimo porto entregue pelo Estado na região do Baixo Amazonas.
 
A data para início das operações do terminal ainda será definida pelo Governo do Estado em parceria com a Companhia de Portos e Hidrovias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp