22/06/2022 às 09h59min - Atualizada em 22/06/2022 às 09h59min

Educação básica passa a incluir capacitação para a leitura | Portal Obidense

Proposta aprovada pelo senado define como compromisso da educação básica a formação do leitor e o estímulo à leitura.

Redação
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado
BRASIL - Os senadores aprovaram em plenário o projeto de lei que torna dever do Estado a garantia de alfabetização plena e capacitação para a leitura ao longo da educação básica. A proposta foi relatada na Comissão de Educação pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba. Segundo ele, a situação de analfabetismo funcional é vivida atualmente por milhões de brasileiros, muitos dos quais passaram pelos bancos escolares, mas não dominam as habilidades básicas de uma pessoa plenamente alfabetizada.
 
VITAL DO RÊGO De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional, 29% da nossa população de 15 a 64 anos é composta de analfabetos funcionais – impressionante! – que enfrentam dificuldades até para compreender textos simples. É preciso que os indivíduos adquiram capacitação para a leitura e para a análise crítica de textos, competências que sempre foram importantes, mas que atualmente se mostram vitais em razão da velocidade das comunicações. A formação de leitores autônomos, críticos e capazes de produzir novos conhecimentos deve ser prioridade absoluta da escola. São esses os objetivos da proposição.
 
O relator ainda chamou atenção para indicadores de deficiência em leitura dos estudantes brasileiros.
 
VITAL DO RÊGO Dados da última edição da Avaliação Nacional da Alfabetização, de 2016, apontaram que menos da metade dos alunos do 3º ano do ensino fundamental alcançaram nível de proficiência considerado "suficiente" em leitura, número que é ainda menor quando se trata das crianças dos níveis socioeconômicos mais baixos ou da área rural.
 
O projeto da Câmara dos Deputados, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, segue para sanção presidencial.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp