22/06/2022 às 09h01min - Atualizada em 22/06/2022 às 09h01min

"Asfalto Por Todo o Pará" vai viabilizar 40 km de pavimentação para oito municípios do Baixo Amazonas | Portal Obidense

O conjunto de estruturas destinado à pavimentação asfáltica objetiva o desenvolvimento dos municípios em todo o estado

Redação
Agência Pará
Imagem da Internet
PARÁ - Para garantir o desenvolvimento da infraestrutura urbana e melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do Baixo Amazonas, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP), assinou várias ordens de serviço, totalizando 40 quilômetros de vias urbanas contempladas com o programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’. As assinaturas ocorreram nesta terça-feira (21), durante agenda do chefe do executivo estadual no município de Santarém. 
 
“Eu faço questão de registrar que por muito tempo o Governo do Pará virou as costas para Santarém, para essa região e não tinha governo que olhasse pelo oeste do Pará. Nós mudamos essa história nos fazendo presentes. Aqui já inauguramos o terminal hidroviário, que é o mais moderno e bonito de todo o Brasil aqui em Santarém para essa região. Do outro lado do rio, o terminal de Santana do Tapará. Também tivemos a oportunidade de entregar o ginásio poliesportivo, que é o mais moderno do interior da Amazônia. Estamos com as obras do Colosso do Tapajós para entregar esse estádio todo completo e pronto para a população de Santarém do Baixo Amazonas. Estamos construindo um centro de convenções de Santarém para estimular o turismo, para desenvolver cada vez mais essa vocação, que gera emprego e gera renda", disse Helder Barbalho.
 
Cada município que compõe a região receberá serviços de drenagem pluvial, terraplanagem, calçada e meio-fio, além de sinalização horizontal em suas vias urbanas. Um conjunto de estruturas que tem por finalidade melhorar e facilitar a locomoção de veículos e pedestres, garantindo a segurança viária com asfalto de qualidade e durabilidade.
 
"Estamos trabalhando juntos, colocando a capa de asfalto, tirando o povo da lama no inverno, da poeira no verão, fruto da parceria, para fazer com que as comunidades possam viver um futuro melhor. E se Deus quiser até o final do ano vamos entregar o Hospital Materno Infantil de Santarém que está ficando pronto, também fruto da nossa parceria, e dessa forma, com obras, com a presença, do governo que a gente faz um Pará melhor, um Pará mais forte, é a maneira que eu tenho de retribuir e agradecer ao povo de Santarém”, pontuou o chefe do executivo estadual.
 
O titular da SEDOP e engenheiro civil, Ruy Cabral, destaca a magnitude do programa que oferece condições dignas à população.
 
“No aniversário da cidade, não poderíamos  escolher momento perfeito para presentear a cidade, como investimentos para  pavimentação e convênios para construção de praças e o mais importante para a construção da Policlínica que contará  na ordem de R$25 milhões de reais. Essa obra que vai trazer inúmeros benefícios para a saúde de Santarém. Também aproveitando a ocasião, viabilizaremos ordens de serviço para vários municípios da região: são mais de 40 quilômetros de pavimentação asfáltica do meio-fio, calçada e sinalização, obras de infraestrutura que valorizam o cidadão, a melhoria da qualidade de vida, acessibilidade, a mobilidade urbana, enfim, obras que trazem qualidade de vida para o cidadão", pontou.
 
Segundo Cabral, os municípios contemplados são Alenquer (6 km), Mojuí dos Campos (5 km), Faro (2 km), Juruti (5 km), Belterra (3 km), Monte Alegre (10 km), Prainha (6 km) e Terra Santa (3 km). 
 
O prefeito Doca Albuquerque, do município de Terra Santa, falou da melhoria que o asfalto vai trazer para os moradores. 
“Eu quero agradecer ao governador Helder pela parceria, pela ordem de serviço dos três quilômetros que vão melhorar a infraestrutura do nosso município, logo, gerar emprego, renda no nosso município e eu sou muito grato ao governador por essa importante obra”, destacou o gestor municipal do município de Terra Santa.
 
“A parceria com o governo do estado tem beneficiado muito o município de Faro. Ano passado levamos 3 km de asfalto e este ano mais 2 km, portanto, em dois anos, já conseguimos cinco quilômetros de pavimentação para o nosso município”, disse o prefeito de Faro. 
 
Convênios - Durante agenda, também foram assinados convênios para a cidade e para o município de Mojuí dos Campos. São eles: assinatura de convênio para a construção do Terminal de Embarque e Desembarque de passageiros no Distrito de Aripixuna, convênio para a pavimentação da Avenida Dom Frederico, Implantação, ampliação e reconstrução do Sistema de Abastecimento de Água em comunidades rurais que vai beneficiar cerca de 3.500 pessoas; construção da praça do Cipoal e convênios para a construção de praça e ginásio município de Mojuí dos Campos. 
 
Marco Antônio Lima, prefeito de Mojuí dos Campos, agradece a parceria com o Governo do Estado e destaca a importância dos convênios e investimentos para o município 
 
"Mojuí dos Campos nunca recebeu tanto apoio do Governo do Estado como está recebendo agora. Hoje, eu assinei convênios para o ginásio, uma praça e cinco quilômetros de asfalto. Isso é muito importante para a nossa população de Mojuí dos Campos que vai receber esse presente do nosso governador Helder que vai ajudar muito na parte social, na parte de infraestrutura e hoje também recebi um apoio do nosso governador Helder, motoniveladora entregue para o nosso município”, disse o prefeito.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp