16/06/2022 às 09h50min - Atualizada em 16/06/2022 às 09h50min

O presidente jair bolsonaro vetou a gratuidade do despacho de uma bagagem de 23 quilos em voos nacionais e de 30 quilos em voos internacionais | Portal Obidense

Senadores favoráveis ao benefício alegam que as passagens não ficaram mais barata.

Redação
Da Rádio Senado
Imagem da Internet

 

BRASIL - O presidente Jair Bolsonaro vetou um trecho de um projeto originado da Medida Provisória 1089 de 2021 que previa a volta do despacho gratuito de uma bagagem de 23 quilos nas viagens aéreas nacionais e de 30 quilos nos voos internacionais. Bolsonaro argumentou que a medida poderia gerar “ineficiência no setor, com o encarecimento das passagens” e violaria acordos internacionais. A gratuidade de uma mala dividiu os senadores durante a discussão da proposta. Nilda Gondim, do MDB da Paraíba, afirmou que o não-pagamento incentivaria as pessoas a viajarem. 

Nilda  -    Porque tem tanta gente aí que gostaria de viajar e já paga uma fortuna, exorbitância na passagem, aviltante mesmo, que já era diminuir um pouco a despesa desse pessoal que gostaria de ir viajar e não tem condições financeiras. 

Já Carlos Portinho, do PL do Rio de Janeiro, afirmou que a gratuidade não representaria queda no preço das passagens, já que os custos de operação de bagagens seriam repassados para os passageiros. 

Portinho  -    Não existe almoço grátis. E se a gente quer dizer que no passado o argumento pra redução da passagem aérea era esse, desculpem. A passagem aérea não é composta do preço da bagagem. A passagem aérea é composta principalmente hoje do preço do combustível, da sua paridade em dólar. 

O veto do presidente Jair Bolsonaro ainda será analisado pelo Congresso Nacional.

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp