09/06/2022 às 09h52min - Atualizada em 09/06/2022 às 09h52min

Em Santarém, 120 alunos participam de aula inaugural do programa Qualifica Pará | Portal Obidense

A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Redação
Agência Pará
Agência Pará
PARÁ - Cento e vinte alunos do programa "Qualifica Pará", residentes no município de Santarém, participaram de uma aula inaugural do programa Qualifica Pará. O evento, realizado na última terça-feira (07), contou com alunos de sete turmas que receberam o kit didático do programa. 

Com o intuito de impulsionar a inserção e reinserção no mercado de trabalho, o "Qualifica Pará" conta com um dos maiores investimentos em qualificação profissional já feitos pelo Estado, o que resultará em 30 mil pessoas qualificadas nos 144 municípios paraenses. A coordenação está sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Ana Claudia é ex aluna do programa. Ela conta que o curso veio com uma oportunidade e que muitos dos amigos de turma já estão empreendendo e abrindo o seu próprio negócio. “Eu soube do programa pela boca dos vizinhos, me inscrevi e fiquei na lista de espera, mas não desisti. Fui selecionada como ouvinte no curso de panificação e confeitaria e foi aí que eu vi alguns alunos desistindo e entrei. Hoje falou pra vocês que a minha experiência foi muito boa, aprendi muita coisa e eu sempre dizia que estava lá para dar força a outras mulheres. Eu faço parte de um Conselho e continuamos incentivando umas as outras, avisando das oportunidades, mandamos mensagens sobre os cursos. Muitos dos meus amigos já abriram seu espaço, um vende bolo, o outro uma confeitaria. Por isso digo que aproveitem, a oportunidade é única. Eu já estou esperando o próximo”.

Através dos 45 tipos de cursos, o programa já tem alcançado 102 municípios. A inciativa prevê, além da capacitação, um microcrédito voltado aos educandos, que contribuirá na compra de equipamentos e na estruturação de um empreendimento. O valor do crédito gira entre R$ 500 a R$ 5 mil, e está sob gerência do Banco do Estado do Pará (Banpará). 

Maria do Carmo, ex prefeita de Santarém esteve no evento e reafirmou a importância de qualificação profissional, em especial às mulheres. “Quando a gente vivencia um momento como esse, pós pandemia, com resquícios da covid e com os questionamentos relacionados à nossa democracia, quem mais sofrem são as mulheres e por isso quero parabenizar vocês, que mesmo tendo dupla, tripla jornada de trabalho, reservaram um tempo para estar aqui, além dos jovens que tem vindo em busca de qualificação profissional e da capacitação do seu talento. Hoje, a secretaria de assistência é quem coordena o programa, e Santarém tem sido uma das regiões contempladas de forma significativa, com cursos rápidos mas que vão fazer toda a diferença e fortalecer aquilo que vocês já sabem ou já realizam. Só se qualifica, só se capacita e se planeja quem  acredita no futuro”, concluiu. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp