08/06/2022 às 09h35min - Atualizada em 08/06/2022 às 09h35min

Prefeitura de Óbidos anuncia a oferta de consultas especializadas | Portal Obidense

Retomada dos atendimentos em Óbidos vai priorizar a demanda reprimida em quatro especialidades de maior procura no TFD

Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM - PMO
Fotos: Divulgação/ ASCOM-PMO
ÓBIDOS - A Prefeitura de Óbidos anunciou na segunda-feira (6), durante reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que contou com a presença de médicos e diretores das Unidades Básicas de Saúde, o início da oferta de consultas em quatro especialidades médicas, com foco na demanda reprimida no Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
 
Foi realizado um levantamento para apontar quais as especialidades de maior demanda no município. Na oportunidade, foi sugerida a contratação de quatro profissionais de forma imediata: cirurgião geral, neurocirurgião, ginecologista e ortopedista.
 
Ana Elza Tavares, secretária de saúde, explica que os atendimentos serão realizados por períodos, levando em consideração os agendamentos do TDF.
 
"Iniciamos com o cirurgião geral, porque antes desses pacientes serem encaminhados para uma cirurgia é necessário que eles passem por uma avaliação, e antes eles eram encaminhados para Santarém. Agora, estamos fazendo isso em Óbidos, minimizando os transtornos de viagem, despesas com alimentação de acompanhantes e em alguns casos até mesmo com estadia. Isso sem falar na economia com os gastos do TFD" ressaltou a secretária.
 
A iniciativa além de zerar a demanda reprimida, pretende criar em médio prazo, o perfil de atendimento que definirá as maiores demandas ativas da rede municipal, em relação às especialidades médicas.
 
Outra meta é montar um ambulatório no Hospital Municipal José Benito Priante para realizar pequenos procedimentos que vão abranger a cirurgia geral, ginecologia, dentre outras especialidades cirúrgicas.
 
"Assim, poderemos realizar procedimentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como no caso dos atendimentos ginecológicos ou os próprios procedimentos cirúrgicos de retirada de lipomas, cistos sebáceos entre outras afecções que podem ser assistidas em Óbidos mesmo", explicou o médico Lucas Fialka.
 
Atendimentos
 
A Prefeitura de Óbidos, já está executando o calendário de atendimento das especialidades médicas, definidas como prioritárias.
 
Na segunda-feira, foram realizadas 30 consultas com o cirurgião geral. A expectativa é que com a retomada das consultas, sejam realizados em média 50 atendimentos por dia.
 
Na área de neurocirurgia, as consultas começam a partir do dia 13 de junho, com expectativa de 60 atendimentos diários.
 
Na área de ginecologia, uma das maiores demandas identificadas, serão 50 consultas por dia, a partir de 24 de junho.
 
A ortopedia fechará o mês da retomada das consultas especializadas em Óbidos, com quatro dias de atendimentos.
 
Todos os pacientes serão informados pelo setor de TFD da Semsa, para se dirigirem ao Hospital Municipal, onde acontecerão as consultas.


 
Mais médicos
 
Nos próximos dias, dois médicos serão inseridos nos atendimentos dos programas de Estratégia de Saúde da Família, atendendo a exigência do Ministério da Saúde.
 
A partir do dia 9 de junho, um clínico geral, especializado em Medicina da Família e Comunidade será encaminhado para Óbidos pelo programa "Médico pelo Brasil", do Governo Federal, para realizar atendimento no setor de atenção básica.
 
Outro médico também será integrado ao quadro da prefeitura, ainda no mês de junho, e realizará atendimentos de 15 a 20 dias a cada mês dando suporte nos exames de ultrassonografia com equipamento próprio que fica no hospital municipal.
 
Antes, a realização dos exames era terceirizada integralmente, com a chegada do médico, parte dos exames será feita com o profissional e o equipamento da Semsa, diminuindo os custos com esse serviço.
 
O prefeito Jaime Silva, destacou os esforços realizados desde o ano passado para contratação de médicos, com atenção para a grande demanda de consultas e exames que estão parados por falta de profissionais.
 
"Ao todo, estamos colocando seis médicos nos atendimentos da rede municipal, se contarmos com os quatro especialistas. Muitos municípios até maiores que Óbidos ainda não conseguiram fazer isso, o que mostra o nosso comprometimento e preocupação em melhorar os serviços de saúde da nossa secretaria. Estamos trabalhando para avançar mais, e em breve, queremos anunciar esses avanços que a população merece", destacou o prefeito.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp