05/06/2022 às 09h33min - Atualizada em 05/06/2022 às 09h33min

Governo do Estado fortalece as ações de combate ao desmatamento em todo o Pará | Portal Obidense

Neste domingo (5), Dia do Meio Ambiente, há programações especiais no Parque Estadual do Utinga, Porto do Futuro e, ainda, no Parque da Residência, em Belém

Redação
Agência Pará

Agência Pará
PARÁ - O Estado do Pará tem assumido papel de destaque nacional e internacional nas lutas de combate ao desmatamento e de preservação ambiental. O fortalecimento de políticas públicas na área, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), segue cada vez mais intenso. A participação do governador do Pará, Helder Barbalho, único governante brasileiro a representar o País, no Fórum Econômico Mundial, evento mais importante da economia global, em Davos, na Suíça, realizado em maio passado, é exemplo desta atuação. 

“O Pará tem sido chamado para esses eventos por conta do planejamento administrativo e político realizado desde o início da gestão em prol da sustentabilidade. Estamos fazendo algo que o mundo está vendo como diferente. Aproveitamos a oportunidade no Fórum para apresentar a diversas instituições financeiras do mundo as políticas que estamos implementando, a exemplo da eficiência da cadeira produtiva, rastreabilidade da pecuária, além de ações de fomento da geração de emprego, renda e oportunidades de negócios, ao mesmo tempo em que promovemos o manejo sustentável dos recursos naturais. Trabalhamos para a transformação econômica do Estado e alavancagem de exportação de produtos da nossa economia, como cacau, açaí, pimenta, castanha e outros”, ressalta Mauro O' de Almeida, titular da Semas.

 
O Pará registrou a redução de 49% dos índices de desmatamento, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), conforme calendário Prodes. A pesquisa compara o período entre agosto de 2020 a maio de 2021 e agosto de 2021 a maio de 2022. “Desde 2019, nas áreas de âmbito estadual, a curva de desmatamento está para baixo. No mês de maio de 2022, em comparação ao mesmo mês de 2021, apresentamos uma redução de 49%, um dado muito importante, mas sabemos que o processo de combate ao desmatamento precisa ser perene para gente reduzir ainda mais”, pontua o secretário.
 
Além da entrega do Plano Estadual de Bioeconomia, a Semas trabalha na implementação do Parque de Bioeconomia, em Belém, um ecossistema de centros que envolverá bioenergia, biotecnologia, gastronomia internacional, empreendedorismo, entre outras atividades que impulsionem a economia de forma sustentável. O secretário ressalta ainda a atuação da pasta na elaboração do Plano Estadual de Restauração Florestal, da Lei de Pagamento de Serviços Ambientais do Pará e do Sistema Jurisdicional de Crédito de Carbono. 
 
Oficialmente aberta na noite desta sexta-feira (3), no Porto Futuro, em Belém, a Semana do Meio Ambiente deste ano vem com o tema “Uma só Terra, um só Ambiente", que tem como foco uma vida sustentável em harmonia com a natureza. A Semana apresenta atrações como atividades de práticas esportivas, de educação ambiental, exposições, feiras, apresentações de produtos da bioeconomia, shows musicais e grupos folclóricos.
 
A jornalista Nayara Cohen participou da cerimônia de abertura e exaltou a iniciativa da Semas em entregar um Ecoponto, um posto de coleta seletiva no local. “É muito legal que um espaço como este (Porto Futuro) esteja aberto à comunidade e funcione para abrir uma conversa sobre um tema tão importante, que é o encaminhamento dos resíduos considerados lixo residencial”. 

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente 2022 deste domingo (5):

Local: Parque Estadual do Utinga 

Horário: 8h às 12h 

Evento: 

• Feira da Biodiversidade 

• Brincadeiras com Arte Educador - Tio Arroz 

• Exposição das Unidades de Conservação
Horário: 9h às 11 h 

Evento:
 Roda de conversa sobre os 15 anos do Ideflor-Bio conduzida por Socorro Almeida, Diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação (DGMUC)  

Local: Centro de Acolhimento
 
Local: Parque da Residência

Horário: 9h às 12h
 
• Marketplace de Bioeconomia e feira da agricultura familiar 

• Apresentação Cultural: Cordão do Curupira
 
Local: Porto Futuro

Horário: 16h às 19h

Feira de exposição e vendas de produtos voltados à sustentabilidade e ao meio ambiente 

• Programação institucional Ideflor-Bio e Setur 

• Plantio das mudas fornecidas pelo Ideflor-Bio

 • Apresentação de óculos de realidade virtual feitos de miriti (Interceleri) 

• Exposição de Sistema Agroflorestal em vasos; fauna, solos, planta, sementes, madeira; Unidades de Conservação; e animais taxidermizados
 
• Encerramento com atração musical.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp