04/06/2022 às 09h48min - Atualizada em 04/06/2022 às 09h48min

Sancionado projeto que garante atendimento preferencial a acompanhantes de pessoas com prioridade | Portal Obidense

Grupos prioritários agora passam a ter direito de atendimento garantido também a seus acompanhantes. proposta sancionada esta semana já está em vigor.

Redação
Da Rádio Senado
Da Rádio Senado
BRASIL - Já foi sancionado o projeto de lei que garante prioridade de atendimento ao acompanhante de idosos, gestantes, lactantes, pessoas com criança de colo, obesos e pessoas com deficiência. A lei anterior que assegura o benefício a esses grupos não previa que fossem acompanhados nas repartições públicas, transporte e outros locais.
 
A proposta apresentada na Câmara dos Deputados em 2016 foi aprovada pelo Senado em abril. O relator, senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, argumentou que a lacuna na legislação gerava dificuldades para os grupos com prioridade de atendimento.
 
CONTARATO É fácil compreender como a falta de previsão expressa de extensão da prioridade de atendimento aos acompanhantes pode agravar a vulnerabilidade das pessoas assistidas. De pouco adianta que o titular do direito seja atendido rapidamente se precisar esperar pelo acompanhante, e a separação entre eles pode deixar física ou psicologicamente desamparada a pessoa a quem é expressamente reconhecida prioridade.
 
O relator pontuou, no entanto, que a medida hoje transformada em lei condiciona a extensão da prioridade aos acompanhantes somente em casos imprescindíveis e com foco nas pessoas que já tinham atendimento prioritário.
 
CONTARATO É necessário evitar que haja margem para uma inversão indevida, por meio da qual o acompanhante se valha da pessoa assistida apenas para ter acesso ao atendimento prioritário.
 
Seria abusivo que acompanhantes levassem pessoas vulneráveis consigo apenas para se valer do atendimento prioritário. Fabiano Contarato lembrou que o Estatuto da Pessoa com Deficiência já prevê essa extensão aos acompanhantes e atendentes pessoais dessa parcela da população, excluindo as hipóteses de prioridade na restituição de imposto de renda e de tramitação processual, além dos serviços de emergência.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp