21/05/2022 às 08h42min - Atualizada em 21/05/2022 às 08h42min

O desenvolvimento de veículos elétricos deve ser um dos objetivos da política energética nacional | Portal Obidense

É o que diz projeto de lei aprovado na comissão de ciência e tecnologia e que seguiu para análise da comissão de assuntos econômicos

Redação
Rádio Senado
Rádio Senado

Brasil - A autora, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, defende que é preciso incluir a mobilidade elétrica entre os objetivos da Política Energética Nacional. O relator, Rodrigo Cunha, do União Brasil de Alagoas, destacou também a importância de prever recursos para a pesquisa de tecnologias na área.

De fato, é necessário também investir muito mais em pesquisa e desenvolvimento para que o Brasil possa se aproveitar das oportunidades de conquistar novos mercados globais que estão se abrindo em função da transição oferecida pela eletromobilidade.

A proposta determina que montadoras e fabricantes de autopeças deverão aplicar parte dos incentivos fiscais a que têm direito no desenvolvimento de tecnologias para veículos elétricos e para a produção de energia para veículo elétrico a partir do etanol ou de células de etanol. O senador Jean Paul Prates, do PT do Rio Grande do Norte, disse que é importante pensar a eletromobilidade, que é um processo sem volta, sem esquecer outras formas de geração de energia.

Não se imagina finalizar completamente uma fonte energética ou finalizar completamente um determinado tipo de combustível ou forma de mobilidade em substituição a outro. Tudo isso parte de um processo justamente de transição, de convergência, de hibridização e até de convivência entre diferentes fontes, diferentes combustíveis.

O projeto de lei segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos e, depois, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp