13/05/2022 às 10h33min - Atualizada em 13/05/2022 às 10h33min

O Senado aceitou prorrogar isenções tributárias dadas a empresas exportadoras | Portal Obidense

Benefícios já haviam sido prorrogados uma vez, mas governo diz que a pandemia faz necessária nova extensão de prazo

Redação
Rádio Senado, Bruno Lourenço.

Brasil - O chamado drawback é uma isenção de impostos a empresas exportadoras quando estas utilizam insumos na produção de itens vendidos para fora do país. O mecanismo torna os bens exportáveis brasileiros mais competitivos no mercado internacional. O benefício deveria ter acabado no início de 2020, mas foi prorrogado por conta das primeiras repercussões econômicas da pandemia. O governo prorrogou os incentivos, novamente, por medida provisória, ainda por conta dos efeitos da covid na economia, como explicou o relator da MP, Plínio Valério, do PSDB do Amazonas.

A norma busca implementar ajustes relevantes na legislação de comércio exterior visando garantir a competitividade internacional das empresas exportadoras brasileiras acometidas pela retração do comércio externo causada pela pandemia da Covid-19
.
 O texto aprovado permite a prorrogação para os atos de concessão que finalizem nos anos de 2021 e 2022, e isenta a partir de 1º de janeiro de 2023 do pagamento do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante cargas com mercadorias importadas sob o regime de drawback.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp