30/04/2022 às 21h25min - Atualizada em 30/04/2022 às 21h25min

Conheça o Cartaz da Festividade de Sant’Ana 2022 | Portal Obidense

Saiba o significado e a importância da simbologia do Cartaz

Por: Walmir Ferreira
Informações: Coordenação de Sant´Ana


ÓBIDOS - O Cartaz da Festividade de Senhora Sant’Ana 2022, foi criado pelo obidense Aucimário Ribeiro dos Santos, teve como fonte de inspiração o tema da Festividade de Senhora Sant’Ana 2022: “NA ESPERANÇA NÓS JÁ FOMOS SALVOS”.

O tema foi extraído do versículo bíblico, Romanos 8,24, e combina com o momento atual pelo qual estamos passando, que é classificado como um momento de retomada, visto que após longos meses de incertezas, tristezas, desespero, no qual se restava ter muita fé e esperança, posto que o porvir se mostrava incerto e duvidoso, eis-nos aqui, voltando a ter esperanças de um futuro cheio de luz, prosperidade, felicidade, etc.

A volta da população em poder desfrutar da convivência fraterna e salutar dos irmãos, após um período de aproximadamente um ano e meio, no qual tivemos que nos adaptar e repensar nossa forma de vida adotando medidas drásticas de distanciamento social, higiene pessoal, usando máscaras, e etc.

O cartaz traz ao centro e em destaque a imagem de Senhora Sant’Ana, a excelsa e doce mãe da Virgem Maria, exemplo a ser seguido, verdadeiro exemplo de esperança, eis que sua paciência e a resignação com que sofreu junto a seu esposo São Joaquim devido a sua esterilidade e idade avançada, a levaram ao prêmio de ser a escolhida para ser a genitora de Maria a Mãe de Jesus, por obra do poder divino. Sant’Ana, em hebraico significa graça.

A imagem de Senhora Sant’Ana encontra-se envolta por raios de sol da cor amarela que é associada ao fogo e aos processos de purificação transcritos na Bíblia. A cor amarela desperta, traz leveza, descontração, otimismo, simboliza criatividade, juventude e alegria, representa a fé e a Glória de Deus, unção e alegria.

Ao fundo do cartaz observa-se a fachada da Catedral de Sant’Ana em transparência, símbolo maior da religiosidade de nosso povo. Ladeando a imagem da Padroeira, rabiscos de mãos unidas em oração que simbolizam todos nos fieis devotos de Senhora Sant’Ana. O ato de juntar as mãos tem um simbolismo de submissão e de súplica. No período do império romano, durante as guerras um soldado poderia pedir clemência ao seu adversário juntando as mãos. Por isso, acredita-se que daí é que surge a prática de rezar com as mãos juntas. As mãos juntas são frequentemente usadas como um símbolo de oração, para pedir algo com “fé”.

Na cultura japonesa, as mãos juntas são usadas para pedir desculpas ou agradecer. Ao fundo de toda a extensão do Cartaz pode-se perceber a predominância da cor laranja que significa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da mistura das cores primárias vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.

Na bíblia a cor laranja é descrita como Fogo de Deus e Libertação. No alto, centralizado o dizer Festividade de Sant’Ana, trazendo do lado direito o brasão da Diocese de Óbidos. Que inspirados no exemplo de Senhora Santana, aprendamos a exercitar nossa esperança e confiança em Deus.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp