28/04/2022 às 15h07min - Atualizada em 28/04/2022 às 15h07min

Cidades do Pará estão entre o ranking das cidades que ampliaram o emprego formal | Portal Obidense

O turismo vem se destacando entre as cidades que mais ofertaram empregos formais nos últimos 20 meses e duas cidades do Pará fazem parte da lista, como aponta a CNC

Por: Andreia Silveira

PARÁ - De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), duas cidades do Pará estão entre os municípios que contribuíram mais com a oferta de vagas formais de emprego.

O estudo compreendeu o período dos últimos 20 meses e inclui um ranking com as 20 cidades que mais geraram empregos entre o mês de julho de 2020 e fevereiro de 2022. Como destaque, estão os municípios com vocação turística, bem como também a produção de commodities.

Conforme o estudo, ao menos a metade apresentaram, como característica comum, o turismo como sendo atividade de maior destaque. Porto Seguro, na Bahia, foi a cidade que mais se destacou no mercado de trabalho formal, alcançando um avanço de mais de 50%.

Além dela, outras cidades que se destacaram no setor de turismo, para o mercado de trabalho formal, foram: Vacaria/RS com 44% de aumento; Araruama/RJ com 39%; Ipojuca/PE com 37%; e Itapema/SC com 35%.

Turismo demonstra potencial para recuperação da economia do país

Desde que o governo atual “abriu espaço na agenda econômica para o turismo”, reconhecendo o valor do turismo no Brasil e estabeleceu o setor como política de Estado, é nítido o quanto influencia positivamente na recuperação da economia nacional, atuando como grande gerador de emprego, bem como no desenvolvimento do país e aumento da renda, como aponta Carlos Brito, ministro do Turismo.

Conforme José Roberto Tadros, presidente da CNC avalia, a expectativa é de que os municípios com vocação turística se mantenham em destaque na oferta de emprego em 2022. Para ele, as atividades turísticas, naturalmente, se mostram como maior potencial em relação a maioria das outras atividades econômicas.

De acordo com o que foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em relação aos dados do Novo Caged, publicados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, somente no mês de fevereiro de 2022, 150 mil pessoas foram contratadas para exercerem atividades relacionadas ao setor de turismo.
Ainda conforme o levantamento acima, esse total é quase a metade dos 328.507 novos postos de trabalhos formais. Ou seja, foram 45,6% em relação a todos os setores econômicos.

Canaã dos Carajás e Parauapebas estão entre as cidades que mais contrataram

No Pará, duas cidades entraram para o ranking dos 20 municípios que mais ofertaram vagas para empregos formais. Conforme o que foi divulgado pelo Ministério do Turismo, Canaã dos Carajás possui um saldo de vagas de 7.370, com uma variação de 66%. Já Parauapebas apresentou um saldo de vagas de 12.067, com variação de 24%.

De acordo com o estudo, Parauapebas é a cidade que, em termos numéricos, teve mais empregos gerados, embora esteja na 13ª posição do ranking.

Canaã dos Carajás oferece muitos atrativos turísticos, como a Cachoeira do Goiano, com direito a trilha e apreciação de uma beleza natural incrível. Além do lugar, a região é conhecida por suas belezas naturais e atrai muitos visitantes à Serra dos Carajás.

Parauapebas possui muitas rotas turísticas em que o visitante conhece sua história, cultura e ainda aproveita vários atrativos turísticos. Possui reservas de minérios de ferro, aldeia, observação das aves, gastronomia rica, cultura e muitas belezas naturais, como a Rota das Águas, com direito a trilhas, balneários e lagos.

Ao visitar os municípios, é importante contar com a proteção do seguro de viagem nacional especialmente incluir cobertura para aventura na natureza. Embora as cidades contem com boa estrutura para atendimento médico de emergência, as seguradoras garantem, além desse, outros atendimentos essenciais ao viajante que querem aproveitar a viagem com tranquilidade.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp