23/04/2022 às 11h42min - Atualizada em 23/04/2022 às 11h42min

Professora Aldenize Xavier é nomeada reitora da Ufopa | Portal Obidense

No ano passado, professora Aldenize foi escolhida pela comunidade acadêmica para ser a nova reitora da Ufopa no processo de consulta realizado no mês de novembro

Da Redação
Aldenize Xavier é nova reitora da Ufopa - Foto: Ufopa

Por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União ontem, 20 de abril, a Presidência da República nomeou a Professora Doutora Aldenize Ruela Xavier como nova reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará, a partir desta quinta-feira, 21 de abril de 2022, para um mandato de quatro anos.

No ano passado, professora Aldenize foi escolhida pela comunidade acadêmica para ser a nova reitora da Ufopa no processo de consulta realizado no mês de novembro (Chapa Novos Sonhos vence consulta prévia e informal para a Reitoria da Ufopa). Considerando as etapas regimentais do processo de escolha da nova gestão, em eleição no Conselho Universitário, o nome da professora Aldenize foi ratificado para compor a lista tríplice que foi enviada ao MEC, juntamente com os nomes das professores Solange Ximenes e Lenise Silva (Colégio Eleitoral elege Profa. Dra. Aldenize Xavier com 94,64% dos votos).

Nos próximos dias haverá a posse dada pelo ministro da Educação e a cerimônia de transmissão de cargo, a ser realizada na Ufopa.





Planejamento integrado

Desde o mês de janeiro, a Universidade está em processo de transição da gestão. Visando à construção do novo plano de gestão da Ufopa, na quarta-feira, 20 de abril, foi realizado um workshop de planejamento integrado com os novos membros da Gestão Superior da Ufopa, que serão nomeados a partir do mês de maio. Professora Aldenize destacou que este é um momento de preparação dos pró-reitores e unidades acadêmicas para a elaboração de um documento a ser apresentado à comunidade, o qual estabelecerá o plano de gestão para os próximos quatro anos. “O planejamento se dá no sentido de termos as definições dos principais pontos estratégicos de gestão para os próximos quatro anos e, em especial, para este ano” disse a professora.

Esse processo de planejamento iniciou-se a partir de reuniões com as unidades administrativas e acadêmicas e visitas aos campi regionais, fazendo o mapeamento das demandas. A partir de agora, o documento pré-elaborado passará por uma revisão para nortear o plano da gestão. “Entre os nossos principais pontos estão ações de mapeamento de competências, um plano institucional de comunicação e também uma política de captação de recursos. Hoje a universidade tem apresentado um potencial para receber recursos de vários órgãos e precisamos institucionalizar esse setor para que tenhamos o fôlego orçamentário que a gente precisa para o planejamento das demais ações”.

No processo do planejamento ainda serão realizadas outras reuniões com diretores de unidades acadêmicas e administrativas e com diretores dos campi.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp