01/07/2016 às 14h58min - Atualizada em 01/07/2016 às 14h58min

Jovens da comunidade Arapucú participam de curso de pedreiro ofertado pelo SENAI

Após três semanas de curso os jovens irão iniciar a parte prática com a construção da Praça de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Por: Martha Costa/Ascom - PMO
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - Promover a capacitação profissional por meio do ensino-aprendizado, esse é um dos objetivos do curso profissionalizante ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI). No total 22 jovens, moradores da comunidade de Arapucú, estão participando do curso que entre teoria e prática tem a duração de quatro semanas e que deixará de legado para a comunidade, a construção da Praça Central em frente a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma união entre a comunidade e a prefeitura de Óbidos que doou todo o material necessário para a construção da Praça.

O curso, ofertado gratuitamente pelo SENAI de Santarém, tem duração de 160 horas aulas, o que equivale a quatro semanas de curso, que segundo o instrutor João Carlos de Assis está sendo muito bem aproveitado pelos jovens. “Eles tem tudo para receber esse certificado, no que diz respeito às condições de treinamento e tecnicamente estão aptos a atuar como pedreiros. Esse foi um curso de excelência tanto na parte teórica, como na prática onde visitamos algumas casas da comunidade e a partir dessa semana vamos colocar em prática a construção da Praça”, informou o instrutor.

Entre os 22 alunos do curso de pedreiro realizado na comunidade do Arapucú encontramos à jovem Deise dos Santos Cardoso, 17 anos. A estudante falou do orgulho de poder participar dessa capacitação e já está colocando em prática o ensinamento adquirido na sala de aula. “Muita gente chegou e riu da minha cara e questionava: curso de pedreiro? e eu respondi: curso de pedreiro sim, e sabe por quê? Por que invés de eu estar nas ruas bagunçando com os meus colegas eu estou em sala de aula aprendendo o que eu posso aprimorar na minha casa que ta em construção. Minha mãe vai comprar o cimento e eu mesma vou rebocar as paredes”, enfatizou a jovem.

Ao longo dos últimos três anos e meio quase 500 pessoas receberam qualquer tipo de qualificação profissional, fruto da parceria da prefeitura de

Óbidos com instituições sérias. “No nosso mandato quase 500 pessoas foram qualificadas, não só em construção civil, como em mecânica de embarcações de pequeno porte, moto-serra, assim como outras atividades que geram renda aqui na nossa região. Eu digo que melhor que dar o peixe é ensinar a pescar. E, nada melhor para um mestre do que ver o seu próprio aluno colocando em prática os seus ensinamentos. Estamos aqui para dar andamento na construção da praçinha da Igreja onde a Prefeitura entra nessa parceria que certamente será orgulho não apenas dos 22 alunos deste curso, mas de toda a comunidade”, finalizou o prefeito Mário Henrique de Souza Guerreiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp