12/04/2022 às 11h17min - Atualizada em 12/04/2022 às 11h17min

Rio Amazonas invade ruas do centro de Óbidos. Prefeitura anuncia instalação de pontes | Portal Obidense

O fenômeno natural da elevação do Rio começa a invadir ruas e estabelecimentos comerciais de Óbidos

Da Redação
Ruas do centro comerical do Óbidos invadidas pelas aguas do rio Amazonas

ÓBIDOS - Na segunda-feira (11), se tornou possível avistar as ruas do centro comercial do município de Óbidos parcialmente alagadas, contudo preocupando aqueles que por lá residem ou mantém seu comércio ativo.

A preocupação de lojistas e comerciantes é evidente, pois o nível do rio Amazonas está maior que da maior enchente dos últimos 10 anos.
De acordo com o último boletim atualizado da Defesa Civil o nível da água está em 7,98 cm, tendo 8 cm acima da maior cheia já registrada que foi no ano de 2009.



O coordenador de Defesa Civil de Óbidos Jamersom Amaral falou sobre o cronograma montado para a instalação das pontes de madeira para auxiliar a locomoção dos pedestres. "Já temos um planejamento, já temos a madeira para começar os trabalhos, e acredito que amanhã (terça-feira 12), já estaremos com a equipe aqui e em mais dois pontos que alagam nesse período de enchente, que é na escola José Tostes e no Umarizal" disse Jamersom Amaral (Coordenador de Defesa Civil Municipal).




Jamersom ainda ressaltou que apesar do nível marcar 8 cm acima do ano de 2009, ainda existem vários pontos do centro onde a água ainda não atingiu.

A cheia é um fenômeno da natureza que acontece todos os anos, variando em cada ano muito por conta das condições climáticas, e esse cenário reflete diretamente em quem possui comércio nas áreas atingidas, que por conta das dificuldades em tráfego acabam diminuindo as vendas.





Instalação de Pontes

A prefeitura junto ao órgão competente da Defesa Civil inicia as instalações de marombas (passarelas de madeira), para ajudar na trafegabilidade dos pedestres.

Os trabalhos iniciam na tarde desta terça feira (12) na área do centro comercial e em outros pontos de alagamentos da cidade, causados pela cheia do rio Amazonas.

O objetivo da ação é diminuir os transtornos causados aos moradores atingidos pela cheia do rio Amazonas e do lago Pauxis. Nesse período, se faz necessária a construção de pontes para que as pessoas possam trafegar com segurança nas ruas que ficam tomadas pela águas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp