02/04/2022 às 14h12min - Atualizada em 02/04/2022 às 14h12min

Governo do Amazonas realiza 1ª Feira do Artesanato Indígena em Rio Preto da Eva | Portal Obidense

Evento vai contecer no municipio do Rio Preto da Eva e se estendera a outros municipios do Amazonas

Da Redação
Agencia Amazonas
Foto;Agência Amazonas
MANAUS - O Governo do Amazonas, através da Fundação Estadual do Índio (FEI), está realizando, de hoje a domingo (1º a 03/04), a 1ª Feira de Artesanato Indígena. O evento faz parte da programação da 5ª Feira da Piscicultura, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus).

Para o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, o evento é uma marca na história da cultura indígena Amazonense.

“Estamos contentes e ansiosos pela diversificação cultural do nosso estado, que irá ser espalhada com a programação da feira. Essa é a grande oportunidade dos parentes mostrarem seu trabalho”, disse.

De acordo com a artesã indígena, Bernadete Baré, o artesanato é sinônimo de sustentabilidade.

“Represento, há mais de 22 anos, uma associação de mulheres artesãs, trabalhando diretamente nas comunidades e na sede do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 850 quilômetros). Agradeço a recepção da prefeitura e da FEI, nosso artesanato é muito bem trabalhado, pois realizamos de maneira manual o que nos permite realizar os detalhes dos adereços com maior cuidado”, comentou Bernadete Baré.

A artesã explica que trabalham com cestaria, gargantilhas, e utilizam sementes de açaí, buriti, e todos os tipos e as fibras de palmeiras que são retirados diretamente da natureza e de maneira sustentável.

A Feira

 
A Feira do artesanato irá acontecer também em Manaus e em outros municípios do Amazonas, entre eles Tabatinga e Autazes, que permite movimentar a economia local dos municípios e das comunidades indígenas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp