31/03/2022 às 10h35min - Atualizada em 31/03/2022 às 10h35min

Especialista alerta sobre os perigos de usar o celular conectado ao carregador | Portal Obidense

Manusear o aparelho enquanto carrega pode gerar superaquecimento, choques e até explosões

Da Redação

PARÁ - Quem nunca colocou o telefone na tomada para carregar e ficou por horas a fio lendo mensagens, olhando as redes sociais ou até mesmo jogando? O hábito aparentemente inofensivo requer atenção. A bateria eleva a temperatura, em seguida gera um superaquecimento, podendo levar à explosão. O ideal, portanto, é  não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver carregando.

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2019 foram registrados trinta e sete acidentes com celulares e dezenove mortes. Em 2020, até o mês de maio, foram registrados quinze acidentes entre choques e explosões com celulares. 

O Engenheiro Eletricista da Equatorial Energia, Alberto Amorim explica que um dos principais fatores que podem desencadear uma descarga elétrica, são as variações de energia, de origem externa ou interna ou se alguma sobrecarga afeta a instalação.

“Quando mais perto estivermos dos dispositivos conectados às tomadas, maiores são as chances de sermos atingidos por essa perturbação, e como geralmente estamos mais próximos aos celulares do que a outros aparelhos, o risco se torna maior.

Se tratando apenas do aparelho, o uso do celular juntamente com o seu carregamento pode gerar uma elevação muito grande na temperatura e esse superaquecimento também pode gerar curtos e/ou explosões, prejudicando quem estiver próximo ao dispositivo.



Chuvas

Muitas pessoas ficam com medo de manusear os aparelhos celulares quando chega o período de chuvas. Ainda mais quando há incidências de raios. Segundo o técnico em eletrotécnica, da Equatorial, Jonathan Barata, o ideal é evitar deixar qualquer aparelho eletroeletrônico plugado na tomada durante as chuvas, o mesmo vale para quando não há incidências de raios. 

“Pois se um raio cair na  rede elétrica, a descarga pode ser conduzida através dos fios e queimar vários aparelhos, até o celular que está carregando”, orienta.
 
Dicas

Não utilize o celular enquanto estiver carregando. Se houver a necessidade de utilização, desconecte-o da tomada, utilize e coloque-o novamente no carregador.

Não faça a manutenção do equipamento em qualquer local. A manutenção do celular deve ser efetuada em lojas autorizadas, pois elas estão aptas a colocar somente produtos originais em seu equipamento.

Retire o celular da tomada durante as chuvas. Durante os temporais, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone.

Não deixe o celular carregando debaixo de um travesseiro. O aparelho esquenta durante a carga e se não tiver ventilação adequada, pode superaquecer e causar problemas na bateria que geram risco à vida, como explosões.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp