30/03/2022 às 16h06min - Atualizada em 30/03/2022 às 16h06min

Prefeitura de Óbidos incentiva a cultura do cacau entre os produtores da região de várzea | Portal Obidense

O município que já esteve entre os maiores produtores de cacau do estado do Pará nas décadas de 70 e 80, hoje sonha em voltar a produzir esse fruto que já foi tão importante na economia da cidade

Por Derick Souza
Fotos ASCOM PMO

ÓBIDOS - a cultura do cacau é responsável por movimentar a economia em muitos lugares, e em Óbidos já foi assim.

O fruto que é muito apreciado na em todo Brasil, já foi plantado em grande escala no município, principalmente nas áreas de restingas do ecossistema de várzea que foram palco importante de produção de cacau, especificamente nas áreas denominadas de Costa Fronteira, Costa de Cima, Costa do Paru, Paraná do Baixo e as Ilhas.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), tem incentivado os produtores da agricultura familiar da região de várzea, que já trabalham com o cacau a alavancarem a produção.



Atualmente o trabalho principal se dá com mudar do cacau que muito em breve estarão prontas para distribuir as famílias interessadas no município.

O cacau de várzea além do benefício econômico, também trás benefícios a saúde, pois é rico em "Teobromina", que são os chamados alcalóides ricos em gorduras benéficas para a nossa saúde.

Em visita técnica a SEMAB foi até a propriedade do seu Manoel Almeida, que a mais de 8 anos trabalha na colheita do cacau, para este ano a previsão é que sejam colhidos mais de 400kg de amêndoas. Seu Manoel agradeceu o incentivo dado pela SEMAB e disse que espera neste ano uma colheita muito melhor.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp