28/03/2022 às 11h29min - Atualizada em 28/03/2022 às 11h29min

Equatorial Pará incentiva a educação ambiental em Santarém | Portal Obidense

Atividades de coleta seletiva são desenvolvidas com clientes que trocam materiais que iriam para o lixo, por desconto na conta de luz

Da redação

PARÁ - Foi no posto de coleta do E+ Reciclagem, localizado na avenida São Sebastião, no município de Santarém, que Maria do Rosálio Sousa aprendeu a separar o que não é possível aproveitar dentro de casa. Sacos plásticos, garrafas pet, latas de leite e restos de óleo, agora, são acumulados em depósitos estratégicos, construídos no quintal, até serem levados ao destino, onde, em troca, a doméstica recebe bônus para desconto na conta de energia.
 
O trabalho de coleta seletiva teve início no município em 2018 e faz parte do programa E+ Reciclagem da Equatorial Pará. O objetivo é estimular práticas sustentáveis e a cultura da coleta seletiva, promovendo o descarte dos resíduos sólidos recicláveis de forma correta, gerando grande impacto positivo para a preservação do meio ambiente. Ao longo dos anos vem funcionando como um processo de educação ambiental, sensibilizando a comunidade sobre o problema do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.
 
O papel é um dos resíduos sólidos mais descartado no posto de coleta e isso favorece toda a sociedade pois a cada 01 tonelada evita-se o corte de 30 ou mais árvores. O plástico fica em segundo lugar na coleta.

Derivado do petróleo, trata-se de um recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos. Vale lembrar que, a partir da reciclagem ocorre uma economia de até 90% de energia e gera mão-de-obra pela implantação de pequenas e médias indústrias. Outro ponto importante a ser destacado é que 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.


 
Alumínio, garrafa pet, óleo de cozinha, dentre outros resíduos, também podem gerar descontos. Os valores por quilo variam de R$ 0,05 a R$ 1,00, dependendo do material. A partir da quantidade de material depositado, um bônus é gerado para o cliente. Basta apresentar, no ato do descarte, a fatura de energia mais recente e um documento de identificação. Além dos clientes residenciais, as empresas também são convidadas a participar do programa. Nestes casos, os bônus devem ser repassados para as instituições beneficentes inscritas como a Pastoral do Menor, Apae, Irmã Dulce dos Pobres e Creche Seara.
 
O posto de coleta do E+ Reciclagem funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. E, aos sábados, das 8h às 12h, na praça São Sebastião.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp