25/03/2022 às 17h02min - Atualizada em 25/03/2022 às 17h02min

Prefeitura de Santarém e UFPA entregam diplomas para alunas do curso de licenciatura em artes visuais | Portal Obidense

As 13 novas Formandas são vinculados ao Instituto de Ciências das Artes (Ica), da Universidade Federal do Pará (Ufpa) em parceria com a Semed

Da Redação


SANTARÉM - A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou na manhã desta sexta-feira (25) a cerimônia de entrega de diplomas as egressas da turma do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, polo Santarém, ingressantes em janeiro de 2016.
 

As 13 novas formandas são vinculadas ao Instituto de Ciências das Artes (Ica), da Universidade Federal do Pará (Ufpa) por meio do Plano Nacional De Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
 
A programação contou com a presença da Profa. Dra. Idanise Sant’ana Azevedo Hamoy, Coordenadora do Curso de Artes Visuais da UFPA. Ela representou a Coordenação Geral do Parfor e a Direção do Instituto de Ciências das Artes da Universidade Federal do Pará (Ufopa). A coordenadora local do Parfor/UFPA, Alessandra Lopes, e a coordenadora da Escola do Parque, Raimunda Ferreira, completaram a Mesa.


 
As novas formandas chegam respaldadas pela Lei Federal 13.278, de 2 de maio de 2016, que alterou o artigo Nº 26 da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a LDB. Pela lei, as linguagens que constituem os componentes curriculares obrigatórios da educação básica, as Artes Visuais, Música, Teatro e Dança só podem ser ministradas por professores licenciados nessas áreas. Esses componentes também estão previstos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
 
Das 13 novas profissionais, apenas uma, Ana Cleide Colares de Campos, é natural de Santarém. Ela resumiu o momento. “Pra mim é uma grande honra poder contribuir com a sociedade a partir de agora de uma forma direta, foram muitas dificuldades e hoje é só festa e, se precisar, a sociedade santarena pode contar comigo”, disse Ana Cleide.
 
“É um momento muito gratificante, passamos por muitas dificuldades durante mais de quatro anos, mas não desistimos, persistimos e hoje estamos aqui, nós vencemos”, disse Gracilene Pereira do Carmo, do município de Prainha.
 
Alessandra Lopes, que atua na Semed e ajudou a coordenar o Parfor local por três anos, se despede com a sensação do dever cumprido. “Durante o período de 3 anos coordenamos seis turmas do Parfo e hoje finalizamos essa jornada com a turma de Artes Visuais  entregando o tão merecido Diploma fruto do esforço e dedicação das alunas egressas dos diversos municípios. O sentimento  hoje é de gratidão. Que o sucesso profissional seja refletido através do ensino ministrado nas nossas escolas”, destacou. 


 
A coordenadora do Curso de Artes Visuais da UFPA, Professora Dra. Idanise Sant’ana Azevedo Hamoy, representou a coordenação geral do Parfor e também a direção do Instituto de Ciências das Artes (ICA) da Universidade Federal do Pará. Segundo ela, o PARFOR veio trazer as Licenciaturas específicas para a área de atuação desses professores.


 
“A Universidade Federal do Pará cumpre esse compromisso social com a formação docente em todo o estado através do programa. Se há 13 anos, antes do início do PARFOR a gente tinha uma lacuna na educação do Estado porque a grande maioria dos professores que atuam principalmente no interior ainda não possuía uma licenciatura específica na área de atuação, em geral apenas o curso da pedagogia e muitos não tinham a graduação, não possuíam nível superior, hoje temos o Parfor, um programa pensado, idealizado pra cobrir essa lacuna na formação docente que havia no Estado”, disse Dra. Idanise.
 
Ela resaltou que hoje o Parfor está presente em 15 municípios formando mais de 15 turmas em todo o estado. Informou ainda que a Ufpa e a Unifespa são as únicas universidades federais públicas a oferecer o curso de Artes Visuais.
 
A coordenadora do curso de Artes Visuais da Ufpa, destacou ainda o grande diferencial do Parfor.

“O grande diferencial do PARFOR é que a formação desse professor ela acontece ao mesmo tempo que esse professor já está em sala de aula, não é uma formação pra um ingresso no Magistério, são professores que já têm a experiência, já são professores e a formação que a universidade traz é uma formação específica na área das artes, que se torna obrigatório, já que hoje, para atuação nos municípios nós temos apenas 0,08% de professores formados especificamente na área de artes, em gerlqa, é uma disciplina que outros professores acabam assumindo a carga horária pela ausência de profissionais qualificados", completou. 
 
Professora Ivanise informou que o Governo Federal já lançou um novo edital para o PARFOR e, com isso, há uma expectativa para criação de novas turmas. “Esperamos que em breve nós possamos anunciar a continuidade desse programa, já que, conforme o último Censo ainda permanece uma grande lacuna, principalmente no estado do Pará”.
 
Ivanise finalizou agradecendo a parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Semed).

“A Semed sempre foi nossa parceira, sempre esteve à nossa disposição, principalmente pela especificidade do curso de Artes Visuais, que demanda um espaço amplo pra desenvolvimento das atividades como pintura, escultura, de instalações contemporâneas, enfim, através da Alessandra, nossa coordenadora local e da professora Raimunda, nós sempre tivemos nossas demandas atendidas e o sucesso dessa turma aqui de Santarém se dá justamente por conta desse compromisso, tanto da Universidade Fedral como da Secretaria de Educação”, completou.
 
Devido a incompatibilidade de agenda a Secretária de Educação Maria José Maia da Silva não pôde permanecer no evento, mas desejou sucesso as novas profissionais. “Parabéns a todas por galgarem esse passo tão importante na caminhada, a gente sabe das dificuldades que todas enfrentaram para estarem hoje aqui, então, desfrutem desse momento e muito sucesso nessa nova etapa da vida de cada uma”, desejou a titular da pasta educação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp