16/03/2022 às 11h46min - Atualizada em 17/03/2022 às 10h50min

Myrá Alphaville: empreendimento da MPD conquista certificação GBC Condomínio do Green Building Council Brasil

Referência e principal selo da categoria, certificado é concedido aos empreendimentos que cumprem e atendem rígidos critérios de eficiência, conforto e sustentabilidade

SALA DA NOTÍCIA MáquinaCW
https://maquinacw.com/
Myrá Alphaville recebe a certificação verde do Green Building Council Brasil pelo cumprimento e atendimento aos rígidos critérios de eficiência, conforto e sustentabilidade (Fotos: Divulgação MPD)
O ano de 2022 começou com festa para os moradores do Myrá Alphaville e também para a MPD Engenharia, construtora e incorporadora, e a Helbor, corresponsável pela incorporação do edifício localizado na Av. Andrômeda, 206, em Barueri. O empreendimento recebeu em janeiro a certificação verde do Green Building Council Brasil, conforme as diretrizes estabelecidas no GBC Brasil Condomínio®. Referência da categoria, o certificado é concedido aos empreendimentos que cumprem e atendem rígidos critérios de práticas sustentáveis, ambientais e energéticas.

Para conquistá-lo, foi necessário o cumprimento de uma série de pré-requisitos a partir de medidas sustentáveis que beneficiam, principalmente, os moradores, como maior eficiência nos sistemas de redução de resíduos, CO², desperdícios de água e energia, que além de diminuir a exploração de recursos naturais atenuam a necessidade de manutenção do empreendimento e ainda elevam o valor do imóvel no futuro.

“A certificação GBC Condomínio define uma série de metas de desempenho relacionado a eficiência, conforto e sustentabilidade que o empreendedor tem que cumprir. As metas usam como parâmetro as diversas normas técnicas que disciplinam todos os sistemas de uma edificação, assim sendo, podemos mencionar a qualidade técnica construtiva”, explica Felipe Faria, CEO do GBC Brasil.

Para se obter esta certificação, as categorias levadas em consideração pelo GBC Brasil são a implantação (como o Myrá Alphaville influencia positivamente o entorno), consumos de energia, água, materiais de baixo impacto ambiental, a qualidade interna do ar, os requisitos sociais, uso de inovação e de créditos de prioridade regional. No caso do Myrá, por exemplo, houve 20,67% de redução de energia comparada a um prédio que já segue a norma de eficiência energética do PBE Edifica, etiqueta que tem a função de determinar o nível de eficiência energética de um edifício, desenvolvida em parceria entre o INMETRO e a Eletrobras/Procel Edifica. No quesito ambiental, o mesmo empreendimento desviou de aterros sanitários 91,12% dos resíduos gerados e 50% de toda madeira instalada é certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council).

Outros benefícios sustentáveis do Myrá Alphaville aos seus moradores são proporcionados pelo uso de equipamentos de ar condicionado das áreas comuns, mais eficientes (selo Procel A), iluminação de LED em toda a área comum, dispositivos hidráulicos e bacias econômicas, reuso de águas pluviais para irrigação dos jardins das áreas comuns, paisagismo com espécies nativas da região, que por estarem adaptadas ao clima local possibilitarão um menor consumo de água, materiais da fachada que reduzirão a temperatura interna das unidades e exaustão mecânica das garagens controlada por sensor de monóxido de carbono, evitando danos à saúde das pessoas.

“A MPD tem em seu DNA a gestão ambiental e responsabilidade social. A certificação GBC Condomínio obtida pelo Myrá Alphaville comprova que o empreendimento é uma construção sustentável de excelência e inovação, utilizando as melhores técnicas e soluções em suas obras com benefícios para moradores e comunidade”, destaca Fernando Teixeira Filho, membro do Comitê Socioambiental da MPD.

Saiba mais sobre o Myrá Alphaville
Localizado em região privilegiada no centro de Alphaville, o Myrá tem como um de seus destaques um projeto arquitetônico e uso de métodos construtivos que priorizaram a exclusividade. Um empreendimento de torre única com apenas 50 apartamentos e metragem de 313m² e 410m², com 5 ou 6 vagas de garagem, sendo uma box por unidade, além de hall, depósito e terraço técnico privativo no próprio andar.

As unidades de 313m² trazem o conceito de varanda double view – dois terraços com vistas opostas, garantindo um ângulo de visão de 360º para toda a região, sendo um dos principais diferenciais do projeto. Já as de 410 m² contam com 16 metros lineares de terraço, revelando o melhor de Alphaville.

O empreendimento conta também com piscinas adulto e infantil cobertas e climatizadas com integração visual para a área externa, piscina externa com deck molhado, sauna seca com acesso à sala de massagem integrada ao ambiente da piscina e espaço gourmet equipado e decorado para maior conforto. Além disso, oferece estúdio de pilates, espaço fitness, brinquedoteca, playground, bosque de árvores, quadra recreativa e quadra de squash em tamanho oficial, e um salão de jogos com cenário contemporâneo de pub inglês, com bar interno e mesa de snooker.

Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há quase quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental, entrega 100% no prazo e respeito pelos clientes e colaboradores. Além disso, investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos ligado à MPD Engenharia, desenvolve programas focados em construção, educação e sustentabilidade, a fim de gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias, possibilitando aos beneficiados exercer com plenitude e confiança o seu direito à cidadania. Para realizar seus programas, o Instituto MPD colocou em prática uma política de trabalho voluntário com envolvimento direto dos colaboradores da MPD Engenharia. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. Pela constante valorização de sua equipe, a empresa já foi reconhecida, em 2021, com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, uma parceria entre FIA e o UOL; duas vezes com o Prêmio Valor Carreira como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da revista Você S.A; além de já ter sido eleita a 4ª maior construtora do país pelo Ranking Intec 2022. Para mais informações, acesse: https://www.mpd.com.br/

Sobre o GBC Brasil
O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 80 países e com certificações em 180 países, com a missão de transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da atual e das futuras gerações. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp