13/10/2015 às 17h00min - Atualizada em 13/10/2015 às 17h00min

Bancários de Óbidos aderem à greve da categoria e paralisam os atendimentos

A paralisação acompanha a deflagração de greve nacional dos trabalhadores que pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Eury Silva

ÓBIDOS – Os funcionários das três agências de bancos públicos com sede em Óbidos aderiram à greve da categoria. Os funcionários do Banco da Amazônia foram os primeiros a cruzar os braços na semana passada, nesta terça-feira (13), os funcionários dos bancos do Brasil e Banpará também aderiram ao movimento grevista.

Segundo o representante do Sindicato dos Bancários, a paralisação acompanha a deflagração de greve nacional dos trabalhadores. A categoria que pede reajuste salarial de 16% e melhores condições de trabalho, rejeitou a proposta inicial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de 5,5% de reajuste salarial e abono de R$ 2.500 não incorporado ao salário.

Os representantes do movimento grevista informaram que apenas os atendimentos dentro das agências estão cancelados, os serviços ofertados pelos caixas eletrônicos e pela internet continuam funcionando normalmente.

O gerente da agência de Óbidos do Banpará Bruno Wendel Coelho acredita que a greve da categoria pode durar semanas, já que as negociações entre os bancários e a Fenaban não tem evoluído. “A gente espera que a greve acabe o quanto antes. A gente sabe que os bancos tem influencia direta na economia do município. Nossos serviços são essências para que o dinheiro circule na cidade, e a paralisação acaba afetando o dia a dia das pessoas. Mas a reivindicação dos bancários é justa e a população deve entender que isso é um direito da categoria”, explicou Bruno.

A greve dos bancários em Óbidos passou a ter impacto maior nesta terça-feira com a adesão dos funcionários de outras duas agências. Muitos clientes que foram em busca de atendimentos foram surpreendidos com o aviso de greve. “Eu tinha que resolver um problema na minha conta corrente e no meu cartão de crédito, mas cheguei aqui e me deparei com o aviso de greve, agora é esperar já que a greve é em todo o lugar”, disse Maria Trindade, cliente que buscou atendimento em uma das agências na manhã de hoje.

Sem prazo para encerrar a greve, os bancários esperam agora a próxima rodada de negociação para saber se continuam com os serviços paralisados ou se os atendimentos retornam ao normal no decorrer da semana.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp