26/06/2016 às 18h42min - Atualizada em 26/06/2016 às 18h42min

Tradicional cavalgada abre oficialmente a 21º edição da EXPOFAO

Participantes doaram alimentos para o Hospital Santa Casa e receberam as bênçãos da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – A tradicional cavalgada que abre oficialmente a programação da Feira Agropecuária de Óbidos, a Expofao, foi realizada na manhã deste domingo (25). Criadores, comitivas e demais simpatizantes da arte de montar, saíram da frente da sede do Sindicato Rural de Óbidos, entidade que realiza o evento, e percorreram diversos bairros da cidade, convidando a população para participar da feira que encerará no dia 3 de julho.

O evento de abertura da Expofao, que em 2016 chegou a sua 21ª edição, teve algumas novidades, uma delas foi a mudança de trajeto da cavalgada que passou pela frente da Matriz de Sant’Ana, onde foi concedida a benção dos cavaleiros, com a presença da imagem peregrina jubilar de Aparecida, que foi conduzida por Frei Joel Souza. Aparecida é considerada a padroeira dos peões, e sua estada na cidade de Óbidos motivou a homenagem à padroeira do Brasil.

Os participantes doaram alimentos não perecíveis para ajudar na manutenção dos atendimentos da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos.

O domingo de sol forte na cidade de Óbidos, foi um convite à parte para a população prestigiar a cavalgada. A coordenação estima que mais de 800 cavaleiros tenham participado do ato que abriu a feira. “Graças a Deus deu tudo certo, muitos criadores e simpatizantes trouxeram os seus animais para a nossa cavalgada. Nós estimamos que no mínimo 800 animais e seus proprietários estiveram presentes, mais esse número pode ser maior, ou seja, superando o número de participantes das edições anteriores”, disse Wilson Florenzano, um dos coordenadores do grupo Amigos da Velocidade que coordenou a cavalgada.  

As candidatas a rainha da Expofao 2016 também foram apresentadas a população. As jovens Maira Solane (representante da quadrilha Coração Junino), Lucinara dos Santos (representante da Academia de Artes Marciais Lien Po Shuan) e Yara Barros de Jesus (representante da quadrilha Brincando de São João), desfilaram em carro aberto à frente da cavalgada.

O trajeto da cavalgada foi concluído pouco depois das 12h, com a chegada ao parque de exposições que fica localizado no bairro de Perpétuo Socorro.

Representantes do Sin

dicato Rural e de outras entidades ligadas a agropecuária e a produção rural, participaram da cerimônia de abertura do evento que ocorreu no salão de festas da Expofao “Fizemos um evento com a intenção de valorizar o nosso produtor local, sabemos das dificuldades, mas nós estamos lutando para manter viva essa tradição. Nossos produtores tem grandes potenciais, e esse evento serve para mostrar isso”, falou Geovani Giordano, presidente do Sindicato Rural.

Programação

Entre as atrações principais da feira, estão o retorno das provas de tambor e argolinha, além da tradicional prova de laço. Na noite de segunda-feira (27), será realizado um campeonato de MMA.

O baile do chapéu, evento em que será escolhida a rainha da feira, será na próxima sexta-feira, 01 de julho. No sábado, tem o leilão de elite, e a primeira bateria classificatória da corrida de cavalos, promovida pelo grupo Amigos da Velocidade, a final ocorre no domingo, encerrando oficialmente a 21ª Exposição Feira Agropecuária de Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp