20/01/2022 às 11h54min - Atualizada em 24/01/2022 às 00h00min

Bureau Veritas cria certificação verde para setor de construção civil

Com metodologia internacional BREEAM, a solução atesta a sustentabilidade de empreendimentos imobiliários ampliando o bem-estar das pessoas que vivem ou trabalham neles, ajudando a proteger os recursos naturais e tornando os investimentos mais atraentes

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Soares Gomes

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança no mercado brasileiro de Construção e Infraestrutura uma nova solução em sustentabilidade, atendendo a crescente demanda por edifícios verdes. A certificação BREEAM atesta o desempenho ambiental, social e econômico de um empreendimento imobiliário, utilizando critérios específicos para diferentes zonas climáticas e com adaptações locais. Em escala global, o setor de Construção Civil é responsável por cerca de 40% do uso de energia e por até 30% de emissões de gases de efeito estufa.

"Sustentabilidade é prioridade no Bureau Veritas e todas as nossas soluções são pensadas para contribuir para um desenvolvimento urbano responsável. A Certificação BREEAM garante a redução dos efeitos adversos de empreendimentos imobiliários ao meio ambiente, em escalas locais e globais, otimizando custos operacionais e promovendo o bem-estar e senso de coletividade dos seus ocupantes", explica José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

Projetos de Green Building podem gerar economia de até 10,5% em despesas já no primeiro ano, alcançando cerca de 17% ao longo de cinco anos. Para reformas e revitalizações verdes, o retorno pode ser ainda maior. Construções BREEAM são reconhecidas como um ambiente mais sustentável, que aumentam o bem-estar das pessoas que vivem ou trabalham neles, ajudam a proteger os recursos naturais e tornam os investimentos imobiliários mais atraentes.

BREEAM, que traduzido do inglês significa Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa de Edifícios, é uma metodologia reconhecida internacionalmente que distingue e reflete o valor em ativos de alto desempenho em todo o ciclo de vida do ambiente construído. 

O processo de certificação inicia com uma análise preliminar para identificar as necessidades do projeto de acordo com os objetivos a serem alcançados. A partir disso, são avaliadas as implicações ambientais de novos edifícios, tanto na fase de concepção quanto na conclusão, considerando fatores como eficiência energética, consumo de água, reaproveitamento de materiais, gestão de resíduos, controle de carbono incorporado e promoção da saúde e bem-estar dos ocupantes. O trabalho resulta ainda no desenvolvimento de padrões de comparação, benchmarking e referência de sustentabilidade para todos os tipos de construção, possibilitando que proprietários, investidores, gestores e ocupantes de uma propriedade possam promover melhorias sustentáveis em intervenções futuras ou novos empreendimentos. 

Atualmente, existem 430 mil construções BREEAM no mundo. No Brasil, a tendência é que ela se torne uma prática essencial, já que o conceito de construção sustentável tem se tornado cada vez mais atrativo para o mercado. Com quase 200 anos de atuação, o Bureau Veritas possui um relevante escopo de serviços e soluções verdes, o Green Line. Além do segmento de Construção e Infraestrutura, a empresa promove a sustentabilidade nos setores de recursos e produção, consumo e rastreabilidade, mobilidade e ética e governança.

 

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com receita global de 4,6 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 75 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 5 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.4%
10.2%
1.7%
0%
0%
15.0%
1.7%
0.6%
33.1%
1.7%
3.7%
5.1%
2.5%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp