25/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 25/06/2016 às 00h00min

Boi Caprichoso: forte, compacto, dinâmico e emocionante

Caprichoso empolga Galera azulada na primeira noite do Festival Folclórico de Parintins

Por Roger Matos
Foto: Fábio Sevalho

PARINTINS - O Boi Caprichoso começou sua busca pelo bicampeonato do Festival de Parintins com baião e toada. Intitulada `Viva Nosso Folclore`, a primeira noite do bumbá exaltou a diversidade cultural, identidade do povo da maior manifestação folclórica do país. O mestre de cerimônia pisara pela primeira vez como item oficial na arena do Bumbódromo: o Apresentador Fabiano Neves, atuou com segurança e, por diversas vezes, emocionado.

A trilha da marca nordestina na cultura parintinense e, nas vozes do levantador de toadas David Assayag e do jovem cantor Bruno Reis, preparou a galera para a exaltação folclórica, que trouxe a estrela da festa, o Boi Caprichoso, a sinhazinha da fazenda Adriane Viana, e a rainha do folclore Brena Dianná.
A fé parintinense foi decantada na figura típica regional das benzedeiras. A alegoria do artista Juarez Lima reproduziu na arena a benção de Valdir Viana e, na arquibancada, uma bandeira desfraldada pela galera em homenagem ao curador popular, falecido em 2005.

O submundo das grandes  criaturas foi constituído em alegoria dos artistas Nei Meireles e Márcio Gonçalves para contar a lenda de Tandavú. A fera das águas trouxe a mais bela mulher da tribo azul e branca - a cunhã poranga Maria Azêdo.

No ritual indígena, coube ao artista Junior de Souza contar a história dos parintintin e a riqueza do xamanismo da Tocaia Kagwahiva. A `caçada cega` dos Ipají impressionou e foi o ápice da apresentação.

Dinâmico e compacto, o Caprichoso encerrou a primeira noite do Festival confiante no importante passo dado rumo ao bicampeonato. "Fechar a noite é melhor, traz o boi mais organizado, com os pés no chão", disse Rossy Amoedo, presidente do Conselho de Arte do Caprichoso, certo da superioridade no confronto. "Colocamos nosso boi na arena para brincar de folclore", concluiu.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.4%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
34.2%
1.2%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp