23/12/2021 às 14h16min - Atualizada em 23/12/2021 às 14h16min

Educação ambiental e gestão de recursos florestais em Juruti | Portal Obidense

Na oficina o público pôde aprender o que são áreas de preservação permanente, identificando reserva legal

Por: Italo Brum
Fotos: Alcoa - divulgação

JURUTI - Três importantes regiões do município de Juruti, participaram entre os dias 07 à 12 de dezembro, de oficinas de manejo florestal e recursos não madeireiros. Ao todo 40 moradores das regiões da associação das comunidades Prudente e Monte Sinai (ACOPRUMS), na comunidade Prudente, área de Proteção Ambiental (APA) do Jará e Projeto de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) do Curumucuri pela Acoglec.
 
Na oficina o público pôde aprender o que são áreas de preservação permanente, identificando reserva legal, com olhar nas distâncias necessárias para preservar suas nascentes. O Manejo da capoeira, como enriquecer essas áreas preservando e ao mesmo tempo obtendo retorno econômico. Outra prática característica da região é o cultivo do açaí, um módulo dedicado ao açaizal. Integrando ainda na formação a restauração florestal, sistemas agroflorestais e sua integração com criação de animais. Cada participante ganhou uma cartilha ilustrada criada especificamente para o atendimento das necessidades locais.


 
“A oficina trouxe um conhecimento que não tínhamos, da diversificação da cultura no plantio. A gente não sabia que era viável plantar outras culturas juntos, agora sabemos que é possível.  Trazendo mais renda, espero que a gente coloque em prática trazendo esse resultado alimentar e financeiro. Expectativa é boa que nos esforçamos pra que consigamos realizar esse projeto”, afirmou Eglai Pedreira Silvia, comunidade Monte Sinai.

As atividades ocorram em etapas teóricas e práticas, a prática no campo, onde puderam aplicar os aprendizados, a ideia foi contribuir para que eles tenham uma visão ainda mais sustentável utilizando sua base produtiva de maneira a gerar renda, recuperar áreas degradadas, diversificando a produção agrícola.


 
“A gente acredita sim que essas ações, o que estamos construindo juntos com essas oficinas elas serão de suma importância para construção participativa desses espaços. Esperamos que daqui um tempo possam estar gerando renda, trabalho, alimento, e acima de tudo possa estar conservando e utilizando esse potencial florestal de maneira equilibrada”, Sandro Abreu de Oliveira, Agrônomo do Instituto Vitória Régia (IVR).

Oficina faz parte do projeto Ingá é coordenado pelo Instituto Juruti Sustentável (IJUS), com investimentos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), da Alcoa, do Instituto Alcoa, da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), e parcerias do Instituto Vitória Régia (IVR), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e a Aliança Bioversity/CIAT.


 
Maria Ana Silva de Souza, agricultora e moradora da Alto Alegre falou “No meu sítio a gente plantava sem saber, com essas técnicas, estou muito feliz porque aprendi uma forma melhor de plantar, tô agradecida com o pessoal do projeto Ingá”. 
 


 
Sobre o IJUS
O Instituto Juruti Sustentável (IJUS), reconhecido como Organização de Utilidade Pública pelo Governo do Estado.
 
O IJUS é um espaço público permanente de diálogo, debate e ação coletiva entre seus associados e a sociedade em geral, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável de Juruti e entorno. O Instituto tem por escopo, também, apoiar financeiramente ações, projetos e programas, reembolsáveis ou não reembolsáveis que integrem aspectos sociais, humanos, econômicos e ambientais, através do Fundo Juruti Sustentável-FUNJUS.
 
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
 
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 
Sobre a USAID
 A USAID é uma das principais agências de desenvolvimento internacional do mundo e um ator catalisador que impulsiona os resultados do desenvolvimento. A USAID trabalha para ajudar a melhorar vidas, construir comunidades e promover a democracia nos países onde atua.
 
Sobre a PPA
A Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA) é uma plataforma de ação coletiva do setor privado para fomentar novos modelos de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Seu objetivo é desenvolver e identificar soluções tangíveis e inovadoras para a conservação da biodiversidade e recursos naturais da Amazônia, assim como garantir a qualidade de vida das comunidades da região.
 
Sobre a IEB
O Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) é uma associação brasileira sem fins econômicos, sediada em Brasília, fundada em novembro de 1998, com a missão de fortalecer os atores sociais e o seu protagonismo na construção de uma sociedade justa e sustentável. O IEB se destaca no cenário nacional por dedicar-se a formar e capacitar pessoas e fortalecer organizações nos diversos aspectos e temas relacionados ao meio ambiente, desenvolvimento e à sustentabilidade.
 
Sobre a IIVR
O Instituto Vitória Régia, é uma Instituição sem Fins Lucrativos, fundada no dia 06 de novembro de dois mil e dois, sendo sua sede e Foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Atualmente essa instituição está qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Instituto Vitória Régia foi criado com finalidades Científicas, Tecnológicas e Culturais e atuando principalmente nas questões ambientais, produtivas, educacionais e sociais, e visa estabelecer, através da organização e da formação de grupos de pessoas, medidas estratégicas que viabilizem eventos e ações eficazes na promoção do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp