21/12/2021 às 15h49min - Atualizada em 21/12/2021 às 15h49min

Juruti ganhará o Banco Juruti Sustentável no início de 2022 | Portal Obidense

Com investimento de um milhão em negócios, o banco visa o desenvolvimento local e não o lucro

Por: Italo Brum

O BANJUS - Banco Juruti Sustentável, surge com objetivo de socializar o acesso ao microcrédito reembolsável para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo, negócios sustentáveis na cidade e comunidades de Juruti. É uma parceria entre o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) e Alcoa Foundation.

Com investimento de um milhão em negócios, o banco visa o desenvolvimento local e não o lucro, democratizando crédito para empreendimentos sociais e pessoas físicas que não possuem acesso aos bancos tradicionais. BANJUS é um novo “braço” do Fundo Juruti Sustentável (FUNJUS), órgão interno do IJUS. Neste primeiro momento será implantando um projeto piloto, objetiva chegar ao menos em 40 famílias e em 10 comunidades, além de estruturar 30 projetos envolvidos em comercialização de produtos, também recuperação de CNPJ´s (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) “perdidos” no período mais crítico da pandemia.




 
“Esta é uma grande oportunidade visando a democratização de crédito em Juruti, o IJUS está fortalecendo sua capacidade de impactar positivamente o território, o BANJUS surge como uma ótima oportunidade para pequenos empreendedores seja na cidade ou em nossas comunidades”. afirmou Maria Melo (Deise), presidente do IJUS.

Os empreendedores que desejam acessar os investimentos, deverão apresentar seu projeto do negócio, ele será analisado por uma equipe multidisciplinar local.  Cada negócio terá uma garantia financeira através do seguro ligado a cada projeto. Uma das diferenças serão nas taxas aplicadas, adequadas a realidade local, onde todo o retorno dos financiamentos visa ser reinvestidos em novos negócios. Garantindo assim a sustentabilidade do banco.
 
“O maior acesso ao crédito ampliará a geração de renda e as oportunidades de trabalho em Juruti e apoiará o desenvolvimento local. Estamos orgulhosos de apoiar o IJUS com este importante projeto piloto", disse Rosa M. García Piñeiro, presidente da Alcoa Foundation.

Já no início de 2022, irá ocorrer a formação dos conselheiros do FUNJUS, capacitando-os para executar o projeto piloto com olhar nos futuros editais do BANJUS.  O projeto piloto, irá ocorrer em 18 meses e investirá de forma reembolsável R$200 mil em negócios neste período.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp