15/12/2021 às 11h59min - Atualizada em 15/12/2021 às 11h59min

Obra musical de Sebastião Tapajós vira patrimônio cultural e imaterial de Santarém | Portal Obidense

A Lei municipal foi sancionada na segunda-feira, 13

Por: Neysle Magalhães

Sebastião Tapajós | Foto: PMS

SANTARÉM - A Prefeitura de Santarém, por meio do Prefeito Nélio Aguiar, tornou público na segunda-feira (13), a Lei de N. 21.444, sancionada em 13 de dezembro de 2021, que torna a obra musical de Sebastião Tapajós patrimônio cultural e imaterial do município. 
 

Sebastião Pena Marcião, morreu no dia 02 de outubro de 2021, vítima de um infarto agudo do miocárdio. O violonista, consagrado no Brasil e na Europa tinha 79 anos de idade.

CLICK AQUI - Veja a lei
 

Portal Obidense  Publicidade 750x90

História de Sebastião Tapajós:
 
Sebastião nasceu em 16 de abril de 1943 em Alenquer (PA). O artista gravou mais de 50 discos, sendo o primeiro de 1967, com o nome de ‘Violão e Tapajós’, e o último, de 2014, com o título de Violões do Pará.
 
Em seguida, o músico foi estudar na Europa, onde se formou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Estudou também na Espanha e dedicou-se à pesquisa de música popular e folclórica.
 
Eme 1970 fez turnês ao lado de Paulinho da Viola e Maria Bethânia, gravou na Alemanha e ainda lançou discos com temas regionais do Pará e da América Latina. 
 
Gravou também com o Zimbo Trio, Maurício Einhorn, Gilson Peranzzetta, Jane Duboc e Nilson Chaves, com quem dividia a cultura e a vida, sendo um de seus grandes amigos.
 
Em 1992 recebeu o prêmio de Melhor Músico Brasileiro, concedido pela Academia Brasileira de Letras e em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e também da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 
 
Em 2017, a partir de uma iniciativa de amigos do músico, foi fundado o Instituto Sebastião Tapajós para divulgar a obra do violonista e de outros artistas locais.
 
A morte do artista chocou familiares, fãs e amantes da música. O violonista deixou um legado à cultura do Brasil e do mundo, levando a Amazônia para todos os lugares por onde passou. 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp