26/10/2021 às 18h19min - Atualizada em 27/10/2021 às 00h00min

Conheçam a Rio Limpo, uma corrente para salvar o Joanes

A revitalização da Bacia do Joanes é tão importante para toda Região Metropolitana de Salvador, porque suas águas atende há mais de cinco milhões de baianos e a milhares de empresas.

SALA DA NOTÍCIA Mídia Jovem


A OSCIP Rio Limpo surgiu em 2008, com a necessidade de constituir uma Entidade para organizar e estudar uma forma de mobilização da população residente nas proximidades do rio e que já se mostrava incomodada pela degradação do Joanes. Sua missão é salvar o Rio Joanes e seus afluentes, atuando sem vínculo ideológico.

A Entidade que é sem fins lucrativos já conta com o apoio de mais de centenas de Condomínios de Lauro de Freitas e Camaçari e de todas as Organizações da Sociedade Civil da Região. Suas ações tem sido desenvolvidas através de projetos e programas visando a preservação e revitalização da Bacia do Joanes, com foco na conscientização e educação ambiental da Comunidade, sem nenhuma conotação politica ou partidária. A Rio Limpo possui representantes no Conselho da APA Joanes-Ipitanga.

A Rio Limpo é a primeira manifestação civil de interesse público organizada juridicamente no Município de Lauro de Freitas, dirigida por pessoas da Comunidade que tem como objetivo planejar e construir todas as necessárias ações para que sejam revertidos os vetores que determinam a piora da qualidade das águas da Bacia do Joanes, com a degradação do seu entorno, perda de receita e de investimentos, desvalorização dos seus imóveis, perda das suas atrações naturais,
perda da contemplação das suas águas e da sua balneabilidade, redução do turismo, da pesca, da mariscagem, e da utilização das águas como fonte de lazer, riqueza e renda.

A Rio Limpo visa promover eventos culturais que tenham abordagens voltadas para os aspectos da sustentabilidade, visando pacificar os entendimentos de respeito à natureza, sem que sejam necessárias as ações pela intocabilidade, mas pela forma equilibrada de manejar o ambiente, sem causar danos irreparáveis e reparar todos os causados, a partir do manejo. Uma das formas de reparação é o carbono zero.

É muito importante salientar que no dia 17 outubro foi realizado o "Workshop Bacia do Joanes" em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, no Hotel Plaza Busca Vida, com os Secretários de Meio Ambiente dos Municípios da Bacia do Joanes e participação dos órgãos de controle e gestão ambiental do Estado. Na ocasião foi aprovado a Constituição do Consórcio dos Municípios da Bacia do Joanes e a elaboração do seu Diagnóstico, registramos a participação do Senador Jaques Wagner, Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, que em vídeo manifestou seu apoio ao Movimento de Revitalização da Bacia do Joanes.

O Workshop contou com o integral apoio da Prefeita Moema Gramacho, patrona do evento que está liderando esforços para desenvolver ações e captação de recursos para revitalização da Bacia do Joanes, tão importante para toda Região Metropolitana de Salvador, porque suas águas atende há mais de cinco milhões de baianos e a milhares de empresas.

Comente, curta, compartilhe e propague está iniciativa! Para conhecer e participar das ações sigam a página do Instagram da Rio Limpo e tenha mais informações: @oscip_riolimpo -
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.7%
1.7%
3.7%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp