25/10/2021 às 08h25min - Atualizada em 25/10/2021 às 08h25min

4ª edição do Projeto Gastronomia do Amanhã ocorre em Itaituba | Portal Obidense

Ação, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade, passará por 18 municípios do Pará

Por: Walmir Ferreira
PARÁ - De 25 a 29 de outubro, a 4ª edição do projeto Gastronomia do Amanhã estará em Itaituba. O programa, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas práticas de mercado e cozinha, será realizado no salão paroquial da Igreja do Bom Remédio, das 14h às 18h.

O cronograma conta com cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.

De acordo com Michelle Miranda, analista de responsabilidade social do Grupo Equatorial Energia, empresa patrocinadora do projeto, o Gastronomia do Amanhã se concentra na transformação de realidades.

“O Gastronomia do Amanhã impacta positivamente a todos que participam. É uma ação que dá oportunidade para as pessoas transformarem suas vidas através de um projeto que gera renda, autonomia e independência financeira”, relata.

Aulas

Os 40 alunos por turma terão uma semana intensa de aprendizado com diversos chefes de cozinha. Os participantes aprenderão sobre diversos assuntos ligados à culinária como o desenvolvimento de ficha técnica para alimentos, técnica de bases de cozinha, segurança alimentar, noção de marketing de produtos e empreendedorismo, este último com o apoio do Sebrae.
 
A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, conta que mesmo com a experiência adquirida ao longo da profissão, trabalhar com o Gastronomia do Amanhã é uma sensação única e que todo o processo de aprendizagem é organizado de forma que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso.
 
“Buscamos entender a realidade dos locais e das pessoas que vão em busca da inscrição no projeto. A linguagem e aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Assim, eles se identificam e conseguem colocar em prática o que aprendem. Ao término do curso, já tivemos casos de mulheres que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, afirma Verena.



Inscrições

As inscrições para o projeto são realizadas de acordo com a ação em cada local. As 40 vagas deverão ser preenchidas através de uma ficha que ficará disponível em ambiente de fácil circulação no município, como, por exemplo, os centros comunitários.

“O Gastronomia do Amanhã é um sucesso. É um projeto consolidado que modifica e dá esperança de um futuro melhor para muitas pessoas. A Equatorial Energia segue sendo nossa parceira e, por isso, temos certeza que levaremos às cidades empreendedorismo e oportunidades para milhares de famílias”, diz Liane Gaby, produtora do projeto.

O Gastronomia do Amanhã 2021 tem o patrocínio do Grupo Equatorial Energia, via Lei Semear.

Serviço:
Gastronomia do Amanhã 2021 - Itaituba
Onde: salão paroquial da Igreja do Bom Remédio
Quando: 25 a 29 de outubro de 2021
Hora: das 14h às 18h


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp