08/10/2021 às 17h16min - Atualizada em 09/10/2021 às 00h00min

Schneider Electric adere a Green Eletron como uma extensão de suas iniciativas de economia circular

Parceria tem como objetivo atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de criar e gerenciar um sistema coletivo para operacionalizar a Logística Reversa internamente

SALA DA NOTÍCIA Priscila Tapajós

Como uma extensão das iniciativas internas que já estava conduzindo para coleta e tratamento de produtos eletroeletrônicos ao final de sua vida útil, a Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, aderiu a Green Eletron, gestora de logística reversa, a fim de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e as diretrizes globais da Schneider Electric para a economia circular.

A parceria, firmada em dezembro de 2020, engloba a coleta de uma gama específica de  materiais, dimmers e nobreaks, para descarte em um dos quase 7 mil coletores de eletroeletrônicos e pilhas pertencentes a Green Eletron, que garante confiabilidade e segurança no atendimento às exigências legais. Desta forma, ambas as organizações ajudam a evitar  a contaminação de solos e recursos hídricos com os metais presentes em equipamentos eletrônicos e pilhas descartados de maneira incorreta.

“Considerando a eficiência e viabilidade econômica proporcionadas pela Green Electron, acreditamos que aderir a um a sistema coletivo coordenado pela associação dos fabricantes amplia o impacto gerado, racionalizando custos e criando uma atratividade maior para todo o ecossistema de coleta e tratamento”, comenta João Carlos Salgueiro, gerente sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric para a América do Sul.

Além da parceria com a Green Electron, a Schneider Electric também conta com o Programa Green Premium, que visa:

  • O Desenvolvimento de Produtos aplicando EcoDesign para  reduzir a  pegada ecológica, a utilização de materiais primários e privilegiar a produtividade energética;
  • A Criação de produtos que possam ter sua vida útil estendida em detrimento da obsolescência programada;
  • Máxima transparência e cumprimento das regulações ambientais;
  • RoHS – diretiva europeia sobre restrição de substâncias perigosas;
  • REACh – diretiva européia sobre registro, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas;
  • EoLi: instruções de fim de vida;
  • PEP: Perfil Ambiental do Produto.

“Temos a ambição de, até 2025, ter 80% de nossa receita oriunda de produtos Green Premium, aumentar em 50% a utilização de materiais reciclados e/ou renováveis na composição de nossos produtos e ampliar em 50% nossa Produtividade Energética. Portanto, a Logística Reversa é a última etapa para fechar o ciclo virtuoso criado por este programa”, afirma Salgueiro.

A empresa também almeja auxiliar na educação e conscientização da população em relação à sustentabilidade do planeta. Para tanto, está investindo massivamente em comunicação, com o intuito de sinalizar como e onde deve ser feito o descarte de equipamentos eletrônicos.

Para mais informações, acesse: https://www.reach.schneider-electric.com/CheckProduct.aspx?cskey=hlggkp88aap9x5eft1cp 


Sobre a Schneider Electric

O propósito da Schneider é empoderar todos para que obtenham os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, alavancando o progresso e a sustentabilidade. Chamamos isso de “Life Is On”. 

Nossa missão é ser seu parceiro digital para sustentabilidade e eficiência. 

Conduzimos a transformação digital ao integrar tecnologias de processo e energia, conectividade de produtos na nuvem, controles, software e serviços, por todo o ciclo de vida do produto, propiciando gerenciamento integrado de empresas, para casas, edifícios, data centers, infraestrutura e indústrias. 

Somos as mais locais das companhias globais. Lutamos por padrões abertos e ecossistemas de parceria entusiasmados com nossa proposta significativa e inclusiva e nossos valores de empoderamento. 

www.se.com


Informações sobre a Schneider Electric para a imprensa

RPMA Comunicação

schneider@agenciarma.com.br 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp