27/08/2021 às 10h17min - Atualizada em 28/08/2021 às 00h00min

O que é e para que serve o poço artesiano?

SALA DA NOTÍCIA Victor
 

Você provavelmente já ouviu falar em poço artesiano, que é uma criação da engenharia que tem como objetivo captar água subterrânea para diversos usos. É bem comum existir em sítios, chácaras, fazendas e até mesmo em residências ocupadas por muitas pessoas.

 

Existe uma grande chance de encontrar água de boa qualidade e com um alto nível de vazão. É claro que para sua realização, existem um custo necessário que pode até ser considerado alto, mas muitos locais dependem desse tipo de obra.

 

Os benefícios gerados são inúmeros e graças a sua instalação muitas pessoas podem ter acesso a água de qualidade para inúmeros fins, como para consumo próprio,  plantações, manutenção de escolas, indústrias e até hospitais. 

 

No Brasil, estima-se que mais de 50% dos municípios utilizam poços artesianos com tubulações particulares gerando benefícios econômicos e ambientais para grande parte dessas regiões. 

 

A criação de um poço artesiano pode ser a resposta para os problemas que você pode estar passando de escassez de água. Hoje, veremos um pouco sobre a instalação de poço artesiano e compreender de forma mais aprofundada sobre suas funções.

Vantagens do posto artesiano 

A instalação desses poços é feita no Brasil todo e em outros diversos países do mundo devido a necessidade constante que é o crescimento populacional. As pessoas estão vivendo mais e os nascimentos diminuindo.

 

Porém, o número de nascimentos permanece superior ao número de óbitos, o que ocasiona o constante consumo de água para os mais diversos fins que envolvem a construção e manutenção de uma sociedade. 

 

Além disso, existe muito espaço para crescer e aprimorar, principalmente quando falamos de saneamento básico, que é um dos grandes desafios dos países em desenvolvimento. 

 

Desse modo, a criação de poços artesianos tem como objetivo suprir muitas dessas demandas. Por isso, separamos algumas das principais vantagens que envolvem a criação e instalação de poços artesianos.

Acaba com a falta de água

O principal objetivo de um poço é o fornecimento de água, e quando estamos falando em quantidade, os poços artesianos não deixam a desejar. Quando bem construídos, fornecem uma quantidade elevadíssima de água contínua.  

 

Quando se tem um poço aliado a uma bomba de água submersa é bem provável que não haja mais a dependência do abastecimento público, o que significa que você terá o livre acesso à água, sem receio de ser cortada em alguma ocasião. 

 

Isso não significa que você estará livre de fazer a manutenção do seu poço a cada 2 anos pelo menos, para evitar problemas no bombeamento de água, por exemplo. Lembre-se que é uma estrutura construída, ou seja, não se trata de uma fonte natural. 

 

Isso torna a necessidade constante da atuação humana para a preservação, minimizando os desperdícios que podem ocorrer no meio do processo e do uso. 

 

Tomado todos esses cuidados, é quase certo que você terá água em abundância e de qualidade. Faça os testes de potabilidade para identificar a qualidade da sua água, mas em geral, poços profundos costumam apresentar água para consumo humano.

 

Isso significa que a composição biológica, física e química do líquido é própria para o consumo. Dependendo do seu estado e cidade, é provável que ainda precise fazer um tratamento com cloro por exigência legislativa.

 

Desse modo, após a instalação do filtro para poço artesiano, você terá a garantia do uso e a patente de que a sua água é de qualidade.

Valorização do seu terreno 

O poço artesiano tem outro aspecto muito importante quando consideramos os benefícios a longo prazo. E a valorização do terreno é um dos maiores e melhores benefícios que uma pessoa pode obter com a instalação de um poço artesiano.

 

As pessoas costumam perguntar antes de realizar qualquer compra se o local é abastecido por poço ou pelas vias municipais, deste modo, a redução do custo da conta de água, somado da ausência de investir em poço novo valorizará o terreno da pessoa

 

Uma bomba para poço artesiano pode ser um produto relativamente caro, por isso, quando um terreno já contém um poço pronto, ele é valorizado em cerca de 20% do valor total.

 

Em uma possível revenda, onde você se beneficiará com o preço que além de pagar o valor do poço, irá lucrar em cima do valor inicial. Por isso, muitos empreendedores e pessoas buscam por casas com poços artesianos.


Logo, o investimento valerá a pena tanto para a construção de uma vida com altos níveis de abastecimento de água, aliado da alta valorização do terreno, que faz com que o poço artesiano seja uma boa opção.

 

Lembre-se de verificar se em seu terreno existe o espaço para o equipamento de perfuração, afinal, é preciso construir toda uma estrutura para a obra. 

 

Busque por empresas especializadas nesse assunto, de modo que consiga construir uma estrutura que forneça todos os benefícios que citamos acima. 

Algumas desvantagens do poço

Existem algumas poucas desvantagens que precisam ser analisadas para instalação do poço artesiano.

 

Todo o investimento tem os seus riscos e acreditamos ser necessário expô-los para que você tome a melhor decisão baseada na sua realidade.

 
  • A falta de garantia;
  • Custo operacional;
  • Responsabilidade ambiental e sanitária;
  • Burocracia dependendo da cidade.
 

Note que, são alguns problemas que não fogem muito da realidade de um brasileiro acostumado com legislação e altas taxas de impostos. O valor da garantia é interessante de ser cogitado, pois vai depender se o seu terreno produz água suficiente.

 

Por isso, não é possível oferecer um prazo de garantia, após as obras serem iniciadas a procura pela água será realizada, a partir daí é preciso contar que as mangueiras e conexões hidraulicas consigam abastecê-lo  em abundância. 

 

Além do valor que deverá ser gasto para produção do poço, é preciso ater a manutenção que deve ser feita entre 12 até 24 meses. Dependendo da ocasião, existem os valores que envolvem o abastecimento de água, oferecendo a troca. 

 

Por último, existe a necessidade de conseguir a permissão do governo para instalação do seu posto, pois a obra infere diretamente no meio ambiente devido a perfuração do solo e toda a estrutura que envolve a construção das válvulas hidráulicas do poço. 

 

Logo, é preciso pedir autorização, comprovar a necessidade e estar sempre acompanhado de profissionais de engenharia, sejam particulares ou do Estado. Isso irá culminar em algumas taxas e em um termo de responsabilidade sanitária. 

 

O objetivo é analisar com periodicidade os perigos que o poço pode estar gerando, como a possível produção de bactérias e outros contaminantes na água. Existem até indústrias que precisam de um químico responsável para manutenção dessas especificidades técnicas. 

 

Quanto mais conexões hidráulicas seu poço artesiano tiver, maior será a necessidade da construção de uma estrutura sólida, segura e sustentável. De todo o modo, não haverá a falta de fiscais. 

 

Note que não é nada muito fora do que já estamos acostumando. Basicamente, se refere ao pedido de autorização e pagamento de taxas até conseguir o aval das autoridades. Pode dar uma pequena dor de cabeça, mas nada que impeça você de fazer o seu poço.

Colocando tudo na balança

Em um contexto geral, após colocar as vantagens de um lado e as desvantagens de outro, é nítido que os benefícios são muito maiores. 

 

Dessa forma, todos os contrapontos que envolvem as desvantagens do poço não são nada além do que uma pessoa poderia imaginar.

 

Em geral, todo mundo pode se beneficiar de um poço artesiano. Desde um conjunto de residências e condomínios até grandes indústrias que conseguem produzir em larga escala com o fornecimento contínuo de água. 

 

É claro que você pode ou não desejar utilizar essa água em seu bebedouro de pressão inox, mas para diversos outros fins como a regagem de plantações, manutenção de chácaras, abastecimento de hospitais e escolas.

 

Existem também diversos shoppings que dependem exclusivamente da 

utilização dos poços artesianos, logo a necessidade de cumprir as responsabilidades ambientais e sanitárias são maiores.

 

Em contrapeso, a presença de hospitais, escolas e shoppings agregam muito mais a sociedade do que degradam o meio ambiente. Novamente, o contrapeso no quesito social pende mais para  o lado daqueles que optam pela instalação do poço artesiano. 

Considerações finais

Ao longo do artigo vimos diversas funcionalidades do poço artesiano, que tem como principal objetivo abastecer durante longos anos um determinado local,diminuindo assim os custos e intermediações do quesito abastecimento de água.

 

Vimos que diversas empresas, indústrias, escolas, hospitais e condomínios utilizam esse meio de construção que está presente em pelo menos 50% dos municípios do país. 

 

É preciso se ater a necessidade da construção do poço e compreender que ele deve ser feito por pessoas especializadas, uma vez que sua obra depende da aprovação governamental para ser efetivada.

 

Portanto, a instalação do poço artesiano em sua chácara, por exemplo, pode beneficiar a todos que moram nela durante longos anos a ponto de valorizar o terreno em uma possível venda no futuro. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp