18/08/2021 às 18h27min - Atualizada em 23/08/2021 às 00h00min

BASF reduz 3,29 mil toneladas de CO2 em 10 anos da iniciativa Demarchi+Ecoeficiente em sua fábrica de tintas em São Bernardo do Campo

Mesmo com o aumento nas produções ao longo desse período, o consumo de energia por ano da fábrica caiu para 16%, e contribuiu para a diminuir em 21% os gases de efeito estufa

SALA DA NOTÍCIA BASF e Fundação Espaço ECO
Com o objetivo de implementar uma gestão cada vez mais ecoeficiente, há 10 anos, a BASF atua com a iniciativa Demarchi+Ecoeficiente em seu Complexo Industrial de Tintas e Vernizes, onde são produzidas tintas automotivas e decorativas das marcas Suvinil e Glasu!. Localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo, a fábrica também está completando 70 anos de atividade. Com o apoio da consultoria da Fundação Espaço ECO®, instituída e mantida pela BASF, o programa calcula os benefícios para a empresa e toda a cadeia de fornecimento, mapeando ganhos ambientais e econômicos e o uso eficiente de recursos, bem como promovendo o conhecimento e a prática de conceitos ambientais para os colaboradores.

Por meio do estudo, toda a cadeia de valor de produção de tintas é analisada, englobando 11 iniciativas ligadas à otimização e reaproveitamento de matérias-primas, melhorias na cadeia logística para reduzir o número de viagens de caminhão, eficiência energética e utilização consciente de recursos hídricos.  Desde 2010, o programa contribuiu para reduzir  3,29 mil de toneladas de CO2, o equivalente a 62 voltas com um caminhão ao redor da Terra. No período, houve aumento nas produções e, ao mesmo tempo, redução do consumo de energia do Complexo, que diminuiu 16%, contribuindo para a diminuição em 21% de gases de efeito estufa. Além disso, em 10 anos, a iniciativa melhorou sua ecoeficiência em 20%, isto é, combinando o melhor desempenho ambiental e econômico.


“Os dados nos ajudam a tomar melhores decisões considerando tanto os impactos ambientais como econômicos. Além disso, podemos destacar também a preservação e criação de valor pela empresa, identificação de riscos e oportunidades e a motivação para mudança de comportamento e o relacionamento com foco na sustentabilidade com clientes, colaboradores e a sociedade”, ressalta o diretor de operações de Tintas Decorativas da BASF para América do Sul, Ricardo Gazmenga.

iniciativa inspirou ainda outras ações ambientais, como o programa Zero Aterro, que busca encontrar alternativas mais sustentáveis para a destinação de resíduos sólidos. Com isso, tanto resíduos gerados no processo de produção - como borracha, esfera de moagem, vidro, isolante térmico, lodo -, como os gerados por outras áreas da unidade, incluindo papel toalha, podas de jardinagem e mesmo resíduos orgânicos do restaurante, deixaram de ser enviados para aterros industriais. Somando todas as iniciativas implementadas desde 2015, a unidade deixou de enviar 12 mil toneladas de resíduos para aterros industriais e a taxa de reciclagem em 2020 foi de 98,8%.

O complexo industrial conta ainda com o projeto Triple E (Excelência em Eficiência Energética), cujo objetivo é melhorar os índices energéticos e de sustentabilidade, além de aumentar a competitividade da companhia na América do Sul.  Resultado disso foi a recomendação para a certificação internacional ISO 50001. Este reconhecimento atesta que a empresa possui políticas para uso consciente de energia e estabelece sistemas e processos de eficiência energética no uso e no consumo.


A iniciativa Demarchi + Ecoeficiente foi divulgada duas vezes pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) como um dos casos pioneiros de aplicação de Avaliação de Ciclo de Vida Organizacional, recebendo destaque como uma das 12 melhores práticas, contribuindo para que a BASF fosse reconhecida na categoria sustentabilidade.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp