02/06/2021 às 19h19min - Atualizada em 09/06/2021 às 17h40min

Você conhece o caminho percorrido até chegar no Dia Mundial do Meio Ambiente?

(*) Rodrigo Berté (*) Andrew Silva Alfaro (*) André Maciel Pelanda

SALA DA NOTÍCIA NQM
htpp://www.uninter.com
Freepik
No ano de 1972, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas, foi estabelecido o Dia Mundial do Meio Ambiente – que será comemorado no próximo sábado, dia 05 de junho. Esta data tem como principal objetivo uma reflexão acerca da importância do meio ambiente para as sociedades humanas e a sua relação com os ecossistemas.

A criação da data marcou a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, evento que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo e que foi a primeira grande oportunidade para debater as questões ambientais com uma grande presença de chefes de estado, sendo um marco no processo de sensibilização das sociedades humanas em relação à problemática ambiental cada vez mais evidente. Durante a Conferência, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) que é a principal autoridade ambiental global que determina a agenda internacional no tema.

Os problemas ambientais afetam diretamente o ser humano, tendo em vista que ele depende de recursos naturais para a sua própria sobrevivência e manutenção da qualidade de vida. O grande desenvolvimento tecnológico que vem ocorrendo nas últimas décadas, aliado ao processo de globalização e à criação de um ambiente cultural que promove novas necessidades acaba, consequentemente, estimulando um consumo cada vez maior de novos produtos. Esses, inevitavelmente, necessitam de recursos que são explorados da natureza para o seu processo de produção, gerando um estresse cada vez maior nos ambientes naturais e consequências negativas que afetam não somente as espécies que compõe a biosfera, mas também as próprias populações humanas.

No ano de 1987 foi criado um documento intitulado Nosso Futuro Comum que ficou conhecido como “Relatório Brundtland”. O documento traz pela primeira vez o termo “Desenvolvimento Sustentável” que é definido pelo “desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”. A criação do termo foi de grande importância, tendo em vista que substitui a antiga visão de que o Planeta Terra é uma fonte inesgotável de recursos naturais e promove a preservação do meio ambiente de modo a garantir um futuro melhor para as gerações vindouras.

O cuidado com o meio ambiente pode ser caracterizado como um processo de cidadania, afinal, todos nós dependemos de seus recursos naturais para as nossas necessidades básicas, como o consumo de água e alimentos, e, sem estes recursos, a nossa sobrevivência como espécie pode ser colocada em risco. Nunca será demais repetir isso enquanto a natureza estiver sendo explorada como atualmente.

(*) Rodrigo Berté é diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional UNINTER

(*) Andrew Silva Alfaro é tutor no curso de Saneamento Ambiental do Centro Universitário Internacional UNINTER

(*) André Maciel Pelanda é tutor nos cursos de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental do Centro Universitário Internacional UNINTER
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp