22/04/2021 às 17h38min - Atualizada em 22/04/2021 às 17h38min

Reportagem especial - Da mandioca a farinha, veja como é produzida a farinha que chega até a sua mesa | Portal Obidense

Você vai acompanhar os detalhes na reportagem especial, da produção da farinha que é comercializada em mercados e feiras

Por: Ezequiel Silva e Rafael Chocolate
Barracão de Farinha, comunidade Curumu - Óbidos - PA

ÓBIDOS - Nas primeiras horas da manhã, nossa equipe de reportagem se dirigiu até a comunidade Curumú, que fica localizado há aproxima dente 24KM distante de Óbidos por via terrestre, levando aproxima dente 40 minutos de viagem, nosso objetivo principal é mostrar como é feito a famosa farinha que não pode faltar na mesa dos Paraenses.
 
O Curumu possui vários atrativos, tanto na vazante quanto na cheia. Destacamos o Lago do Curumu, as praias (na vazante), onde é realizado anualmente o Festival do Tucunaré; a Cachoeira do Pancada (ou Curumu) e a Serra do Curumu, que possui cerca de 120 metros de altura e é vista em toda redondeza.
 
A Farinha e feita a partir da raiz da mandioca, dessa mesma raiz também são produzidas as farinhas seca, d'água e mista, tapioca, o tucupi; e a farinha de tapioca. O processamento da raiz da mandioca é frequentemente realizado segundo métodos tradicionais, herdados dos indígenas, que foram os primeiros cultivadores da espécie. No entanto, a transformação industrial vem aumentando.
 
Para mostrar todo o procedimento desde a colheita da mandioca até o processo final, falamos com quem entende do assunto, seu Luiz que é morador da vila, mostrou passo a passo como se retira a mandioca. "Para tirar, sair uma farinha bonita, a mandioca tem que ser bastante raspada, se não a farinha não saí bonita, aí depois levamos para ralar e será feito toda a produção de nossa colheita." disse seu Luiz.
 
Logo em seguida as mandiocas são levadas para todo um processo de raspagem, em seguida é direcionada para uma mesa separada para o processo de “ralagem” que irá transformar em massa pastosa, logo após o material é ensacado e imprensado para extrair o tucupi e a tapioca, antes esse processo era realizado com o famoso tipiti, agora é utilizado um espremedor de massa.
 
Em seguida a massa é torrada e ensacada para a comercialização. Seu Luiz falou sobre a dificuldade. Além disso, a farinha de mandioca é ingrediente usado na fabricação de vários alimentos, entre eles o famoso beiju.
 
Veja a matéria especial em vídeo abaixo



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp