12/04/2021 às 12h48min - Atualizada em 12/04/2021 às 17h35min

Estudo aponta despreparo na estratégia digital de 12 bancos

Muitos outros, apesar de serem referência na internet, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://www.webpeak.com.br/
Divulgação Marcos Custódio é CEO da WebPeak
A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca – fez um estudo sobre a páginas na internet dos bancos digitais e instituições financeiras do Brasil. Trata-se do Quadrante Épico da WebPeak: Bancos que dividiu as páginas desses players em Líderes, Visionários, Populares e Despreparados. O Nubank é o único a figurar como líder e o Digimais ocupa sozinho a posição de visionário. O mais surpreendente é que 12 instituições se enquadram no quadrante “Despreparados”: next, Superdigital, Agibank, Banqi, Bmg, entre outros.

Despreparados” são sites que não têm estratégia sólida de marketing digital e atendem parcialmente aos requisitos técnicos apurados neste estudo e, muitas vezes, podem ser de grande porte, com foco em ações em outros canais.

                         POPULARES                                                            LÍDERES
Quadrante Épico da WebPeak: Bancos

Quadrante Épico da WebPeak: Bancos


                            DESPREPARADOS                                                                 VISIONÁRIOS

Os sites “Líderes” recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa. E os “Visionários” são aqueles que trabalham de maneira expressiva a melhoria do seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder. Estes sites podem ser vistos como desafiantes e merecem seu lugar de destaque, pois o potencial de superação pode ser considerado como ameaçador.

O objetivo do Quadrante, segundo o CEO da WebPeak, Marcos Custódio, é quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Este material oferece aos gestores de marketing um mapa de oportunidades, que permite mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfego do mercado.

Custódio explica que se o site de um banco digital não aparece no quadrante ou não está em destaque porque ele não atende aos critérios de qualidade aplicados pelos principais buscadores. “Atender a estes critérios garante que o site de qualquer empresa esteja otimizado para a transformação digital”, assinala.

Os sites do Itaú, Bradesco, N26 figuram no e N26, seguidos do da Cielo, N26 e Banco Pan, figuram no quadrante “Popular” que, como o próprio nome já diz, são páginas de referência na internet, porém, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca. Na fronteira entre “Populares” e “Despreparados” estão o Neon, o Original, o C6 Bank, Modalmais e Mercantil do Brasil.

                                                                          POPULARES

                                                                                 DESPREPARADOS

Metodologia do estudo
O estudo utilizou a ferramenta de análise de marketing digital e SEO da WebPeak para consolidar uma série de métricas que determinam a liderança em um segmento na internet. Estas informações são obtidas a partir de dados comercializados por aplicativos populares, instalados em mais de 100 Milhões de Dispositivos.

Para chegar a esses resultados, o estudo avaliou diversos indicadores quanto ao engajamento; score e performance dos sites. O score dos sites foi um dos conjuntos de indicadores mais importantes do estudo por ajudar a identificar quais são os sites mais qualificados para os buscadores de acordo com a quantidade de desenvolvimento de cada um. “Inserimos indicadores de extrema importância para as mais recentes atualizações como Web Vitals”, conta Custódio.

O eixo X mostra a qualidade do site, ao medir a velocidade do site, o acesso em dispositivos móveis, fatores do Webvitals e indicadores. O eixo Y aponta a popularidade do site: domínios por backlinks; quantidade de backlinks e indicadores.

Tendência de crescimento do mercado
O próximo gráfico representa o crescimento do mercado para os termos de interesse do público relacionado aos sites listados, nos três primeiros meses de 2021. Por meio dele é possível entender rapidamente o potencial de mercado, além de identificar oportunidades reprimidas do segmento.
 
OBS: O resultado abaixo é a soma de todos os acessos dos sites analisados.

O estudo completo está disponível em Zoho Analytics - Quadrante Épico WebPeak - Banco Digital
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp