17/03/2021 às 15h52min - Atualizada em 17/03/2021 às 15h52min

Reportagem especial – Pesca do Mapará no lago do Mamauru em Óbidos | Portal Obidense

Abertura da temporada de pesca do Mapará iniciou nas primeiras horas da última terça-feira (16) no lindo cenário da comunidade Mamaurú

Por: Marcelo Luíz e Ezequiel Silva
Foto: Marcelo Henrique
ÓBIDOS - A expedição iniciou no raiar do sol por volta das 6 horas da terça-feira (16). A equipe do Portal Obidense se deslocou até o lago do Mamaurú no município de Óbidos para mostrar a liberação da pesca da espécie do peixe Mapará que deu início no dia 16 de março quando encerra o período do defeso.

A viagem segue pela popular boca do igarapé grande que dá acesso ao famoso lago.

Mamaurú é uma região do município de Óbidos, localizado na zona de várzea nas proximidades da cidade, é de fácil acesso, tanto por via fluvial quanto terrestre e possui um lago de águas escuras que tem como principal atrativo a prática pesqueira.

A malhadeira é o instrumento de pesca dos ribeirinhos, é com ela que as canoas irão encher de fartura, experiência na pesca seu José dos Santos tem de sobra, há mais de 30 anos tem como profissão pescador, ele conversou com nossa equipe e falou sobre a expectativa da pesca do dia e disse que o dia está sendo abençoado. "A expectativa é pegar mais peixe, pois já pegamos bem peixe hoje pela manhã, um dia abençoado e a tarde a tendência é pegar mais" disse José dos Santos morador e pescador do lago Mamaurú.

Literalmente, “O rio estava para peixe”, mais precisamente para Mapará, pescado esse que caiu nas malhadeiras dos pescadores que estavam no logo.

Compromisso com a preservação e a disciplina

Dona Maria Madalena é coordenadora do projeto que visa a preservação do lago, falou sobre o início da liberação de temporada da pesca: "Devido a necessidade dos nossos moradores, comunitários e vizinhos que habitam ao lago Mamaurú entre outras comunidades, a necessidade era grande de se ter um acordo de pesca, então a comunidade se reuniu com a SEMMA e nós montamos a proposta de preservar o lago Mamaurú, de 01 de setembro há 16  de março onde se tem regras na nossa comunidade, não é proibido você pescar no lago, nesse período ele é preservado, o que é proibido é a comercialização nesse período”. disse Maria Madalena.
 
Dona Maria Madalena ressaltou que sempre no dia 16 de março, data essa que é liberado o pescado pelo defeso, há uma mobilidade na comunidade, onde as 7hs da manhã da data vigente há uma soltura de fogos, que é a largada para que as malhadeiras sejam colocadas em ação para realizar a pesca, isso já virou tradição.

Segundo Fernando Guimarães, uma das pessoas que é encarregada do transporte do Mapará, assim que o pescado chega na embarcação há outro procedimento chamado pesagem, em seguida são destinados ao gelo e transportados ao município de Óbidos para a comercialização.

O Portal Obidense é a primeira equipe de reportagem na região a realizar essa pequena expedição, mostrando a tradição dos pescadores da área de várzea do município quando encerra o período do defeso, e você pode acompanhar nossa expedição em nossa cana do YouTube e na FanPage do Portal e aqui mesmo na matéria abaixo.








Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp