16/03/2021 às 21h21min - Atualizada em 16/03/2021 às 21h21min

Pirarucu nativo da Amazônia foi encontrado em rio dos EUA, autoridades querem saber como é possível | Portal Obidense

Membros do Comitê de Vida Selvagem da Flórida temem que reprodução do peixe nativo da Amazônia prejudique o turismo e o comercio local.

Foto: Divulgação
BRASIL – O serviço de Vida Selvagem do Estado da Florida (EUA) quer saber como um pirarucu foi parar em um rio local amplamente conhecido pela pratica esportiva de pescaria, localizado dentro do Cape Coral’s Jaycee Park. A informação veio à publico após materia publicada no NBC Philadelphia, nesta segunda-feira (15). Até então não havia registro de peixes da espécie pirarucu em ambiente natural nos Estados Unidos.   

O peixe nativo da Amazônia estava morto ao longo do rio Caloosahatchee. Como o pirarucu chegou ao estado norte americano ainda é um ministério.

As autoridades do Serviço da Vida Selvagem do Estado na Florida investigam para saber como o animal veio parar nos Estados Unidos. “Existe a possibilidade de alguém o tenha como animal de estimação e o lançou na selva”, informa o capital Josh Contantine.

A comissão de conservação e preservação da Florida orientou ainda população que caso alguém pesque ou veja um pirarucu ou outras espécies não nativas de peixe de água doce na natureza para comunicar o serviço de vida selvagem. E ainda se possível, que a população para se certificar tire uma foto, e informe o local, data e hora, caso vejam o peixe da espécie pirarucu. “os peixes não nativos devem ser mortos humanamente e nunca devolvidos vivos à água”, disse o comunicado da comissão.

O aparecimento do peixe está sendo visto com preocupação. Biólogos temem que a presença do peixe pode afetar o comércio de peixe e o turismo de mergulho. “Se outro peixe da espécie foi encontrado, provavelmente existirá outros na Flórida”, relata a bióloga Katherine Galloway da Nilcholls State University e especialista em peixes-leão.

Os pirarucus são um dos maiores peixes predadores do mundo, com escamas tão impenetráveis quanto uma armadura, afirma o jornal. E é um reprodutor ávido, produzindo centenas de milhares de ovos durante sua vida. Se ele conquistar espaço, como o peixe-leão invasor fez na Flórida, ele pode consumir os estoques de pesca comercial local, alertam os especialistas.

Na sua fase adulta o pirarucu pode chegar a 300 kg e medir 3 metros e 20 centímetros. De acordo com informações, no Brasil, o peixe é facilmente encontrado na bacia Amazônica em áreas de várzea em que as águas são mais calmas.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp