17/02/2021 às 12h07min - Atualizada em 17/02/2021 às 12h07min

História da Imagem do Bom Jesus Senhor dos Passos | Portal Obidense

Saiba a história e como acontece a procissão do encontro

Por: Walmir Ferreira
Inofrmações - Nayan
Imagem do Bom Jesus Senhor dos Passos | Foto: Marcelo Henrrique

ÓBIDOS - A imagem Bom Jesus Senhor dos passos, é feita de Roca, ou seja, articulada, tem 1.36 de altura, do pé até o topo da Cruz, toda de gesso e madeira, tem aproximadamente 30kg.

A imagem de Bom Jesus Senhor dos Passos, chegou em 1697, ao todo ela tem 323 anos. Outra curiosidade, a Imagem é levada tradicionalmente com água de pétalas de rosas, incenso, alfazema e mirra, todas as vezes que a imagem sai na tradicional procissão do Encontro.

Leia também: Capela do Bom Jesus em Óbidos

Essa procissão ocorre tradicionalmente na quinta-feira Santa, mas em Óbidos ela ocorre sempre na sexta-feira que antecede o domingo de Ramos, essa procissão representa o encontro do Senhor Bom Jesus dos Passos que encontra sua Mãe a Senhora das Dores durante o seu caminho ao Calvário, ela ocorre da seguinte maneira.

Os homens saem com o senhor Jesus de um ponto e as Mulheres com Nossa das Dores de outro e se encontram em um lugar determinado ao mesmo tempo. Por isso se chama encontro.
Nesse momento do encontro uma jovem moça escolhida para fazer o papel de Verônica que enxuga o rosto de Jesus ensanguentado e que fica estampado em seu manto, e canta o Piedoso canto de Verônica o qual é cantado em Latim intitulando "O vos omnes".

Nesta quarta-feira (17) Dom Bernardo fala ao Portal Obidense sobre o início da Quaresma, tempo de reflexão.

Veja no ao vivo


 

Veja também abaixo o passeio da imagem de Bom Jesus Senhor dos Passos, que em pequena carreata pelas ruas de Óbidos, levou renovação de fé e cura da pandemia.  

Veja no ao vivo




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp