18/05/2016 às 20h29min - Atualizada em 18/05/2016 às 20h29min

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Centenas de pessoas foram para as ruas de Óbidos pedir o fim dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Érique Figueirêdo/ De Jesus

ÓBIDOS – Com faixas e cartazes nas mãos pedindo a proteção de crianças e adolescentes do município de Óbidos, centenas de pessoas, em sua maioria estudantes da rede municipal de ensino e alunos de projetos sociais, participaram da caminhada realizada na tarde desta quarta-feira (18), que marcou em Óbidos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que a 16 anos lembra o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, em Vitória (ES).

A caminhada saiu por volta das 17h de frente da Escola Irmã Firmina, no bairro Perpétuo Socorro e percorreu as principais ruas da cidade. O slogan da campanha: “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”, serviu de alerta para a população sobre a importância de denunciar os crimes cometidos contra menores.

Segundo dados do Conselho Tutelar, só nos últimos três anos, o município de Óbidos registrou 102 casos de abuso contra crianças e adolescentes, em 2016 já foram 11 casos registrados. “Nós esperamos que a comunidade também possa dá a resposta no sentido de participar, de continuar essa campanha, colaborando para que o nosso objetivo de conscientizar as escolas, as famílias obidenses e a comunidade em geral, seja alcançado, pra que os casos de abusos acabem no nosso município”, disse Maria José Pinheiro, coordenadora da Cáritas Diocesana.

Durante a caminhada, foram realizadas paradas em pontos estratégicos, onde os representantes das entidades que coordenaram a mobilização, convocaram a sociedade para se envolver com a causa. Em uma das paradas em frente à Escola Felipe Patroni, no bairro de Fátima, os alunos fizeram uma apresentação no meio da rua. “O papel das escolas além de educar, também é de proteger, por tanto essa ação tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade de nós protegermos a cada dia, melhor a nossas crianças, principalmente quando o assunto é assédio sexual, em um conjunto geral”, ressaltou José Júlio Marciel, secretário de educação do município de Óbidos.

Desde o dia primeiro de maio, a campanha Faça Bonito desenvolveu uma vasta programação na cidade e no interior, com palestras, atividades pedagógicas com alunos das escolas municipais, blitzes educativas, além da realização do 1º Seminário ‘Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes’. “Levamos diversas ações da campanha para os vários segmentos da sociedade e

discutimos com diversas classes a importância da proteção das nossas crianças, nossa intenção foi deixar o alerta para que as pessoas fiquem atentas, porque infelizmente a maioria dos casos são registrados no ambiente intrafamiliar, a gente precisa saber reconhecer isso, porque nós não podemos permitir que esse tipo de violência continue”, alertou Ana Paula Araújo, psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

A caminhada encerrou na Praça Frei Rogério (Praça do “O”) no Centro da cidade, onde foi realizada uma noite cultural. Diversas apresentações de alunos das escolas municipais, da banda de música do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Manoel Rodrigues, de usuários dos programas sociais, além da apresentação do coral do Serviço de Convivência, marcaram o encerramento do evento.

A campanha Faça Bonito foi realizada pela Prefeitura Municipal de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Diocese de Óbidos, por meio da Cáritas Diocesana.

Apoiaram as ações da campanha: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA), Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Assembleia de Deus, Grupo de Escoteiros e Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia.   

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp