25/01/2021 às 19h21min - Atualizada em 25/01/2021 às 19h21min

Colação especial: UEA coloca à disposição da saúde do Amazonas mais 42 novos médicos | Portal Obidense

Os estudantes da UEA que aceitaram colar grau antecipadamente, complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Comunicação / UEA
Foto: Divulgação UEA
AMAZONAS – Quarenta e dois estudantes da 28º turma do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberam antecipadamente na manhã desta segunda-feira (25/01), a outorga de grau. A partir de agora, os novos profissionais estarão à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuarem no Amazonas nas ações de combate ao novo coronavírus.

No total, 105 estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da UEA receberão a outorga de grau nesta semana. A antecipação das colações está fundamentada na Resolução 002/2021 CONSUNIV-UEA, que considerando a Lei Federal 14.040 e a Resolução 034/2020 do CEE-AM autorizou os estudantes da área de saúde que alcançaram 80% da carga horária total dos seus cursos a terem abreviada a duração de seus cursos. Os estudantes da UEA que aceitaram colar grau antecipadamente, complementarão por 180 dias as suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Em discurso, o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida Costa, falou da gratidão e da alegria da Gestão Superior em antecipar a colação de grau dos estudantes do curso de Medicina para disponibilizá-los imediatamente a rede pública de saúde do Estado, visando a união de esforço no enfrentamento a pandemia.

O orador da turma, Luís Felipe Jacinto Rêgo, destacou que a celebração de colação de grau de forma virtual e antecipada deu um novo sentido as lutas que foram travadas até o momento e as que continuarão no exercício da profissão.

"Superamos uma montanha russa de obstáculos nos últimos anos. Neste momento, deixamos de ser estudantes de Medicina para sermos, de fato, médicos. Esperamos nos juntarmos aos nossos mestres nesta batalha a favor da vida. Que não percamos a eterna alma de aprendizes, buscando sempre estudar para que possamos cada vez mais oferecer o melhor aos nossos pacientes. Que possamos honrar todos os esforços em nós depositados. Ao SUS, que os seus princípios sejam os nossos, e que sejamos agentes de transformação, cuja necessidade faça jus a sua grandeza", finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp