16/05/2016 às 19h42min - Atualizada em 16/05/2016 às 19h42min

Óbidos sedia o 1º seminário ‘Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes’

Evento faz parte da programação da campanha Faça Bonito, que iniciou no dia 1º maio.

Por: Érique Figueirêdo
Fotos: Érique Figueirêdo

ÓBIDOS – A Prefeitura Municipal de Óbidos, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Diocese de Óbidos, por meio da Cáritas Diocesana, está realizando no auditório da Assembleia Recreativa Pauxis (ARP), o primeiro Seminário ‘Enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes’, que tem como tema: “Educação, Ação e Proteção: desafios e possibilidades no enfretamento à violência sexual contra crianças e adolescentes”.

O objetivo do evento que faz parte da programação da campanha Faça Bonito, é possibilitar um espaço de reflexão dialogada e de aprendizagens entre os diversos setores da sociedade obidense, envolvidos no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), com a presença de autoridades, representantes de entidades ligadas a proteção de crianças e adolescentes e palestrantes.

Durante três dias, profissionais da área educação, assistência social, conselheiros tutelares e membros de diversas entidades que compõe a sociedade obidense organizada, vão

discutir quais mecanismos necessários para aprimorar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Óbidos. “Na verdade o seminário é fundamental para ampliar os conhecimentos, uma vez que se precisa conhecer melhor a nossa realidade para fazer esse enfrentamento, então já estava na hora de se fazer esse seminário, pra que a gente possa tá expandindo para a sociedade essa realidade, através das informações e experiências que vão ser compartilhadas aqui durante as palestras e mesas redondas”, falou Ana Paula Araújo, assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O Conselho Tutelar, na conferência de abertura, revelou dados alarmantes sobre os casos registrados em Óbidos. Só em 2016, 11 situações de abuso a criança e adolescente foram acompanhados pelo órgão. “Os nossos registros são muito preocupantes, só no período de janeiro a maio deste ano, nós já tivemos 11 casos de abuso infantil dentro do nosso município, se formos buscar nos nossos registros dos três últimos anos, esse número eleva para 102 casos registrados, para um município relativamente pequeno como o nosso, isso é muito preocupante”, disse José Paulo Castro, conselheiro tutelar.

Ao término da conferência uma carta será redigida, com propostas para a criação de um plano decenal, a intenção e tornar as ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças mais eficaz, em todo o município. “A nossa perspectiva com esse documento e propor a toda a rede de proteção, a criação de um plano decenal, que pode servir para a educação, para assistência social e para qualquer outra instituição, esse é um trabalho que nós queremos construir juntos, e esse debate ele está em consonância com o plano nacional da criança e do adolescente”, ressaltou Maria José Pinheiro, coordenadora da Cáritas da Diocese de Óbidos.

Confira a programação dos próximos dias do seminário

17 de maio

FORMAÇÃO: EMPODERANDO COMUNIDADES OBIDENSES PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

17 de Maio de 2016: Curso de Formação

Local: Assembleia Recreativa Pauxis (ARP)

8:00h às 12:00h

Tema: Tipologias e conceitos de violência sexual contra crianças e adolescentes: aprendendo a identificar os sinais da violência sexual: conhecer e compreender o macro conceito de violência sexual e suas ramificações, assim como as diversas tipologias existentes dessa prática.

Formador: Prof.ª Dr.ª Marilene Maria Aquino Castro de Barros

14:00h as 17:00h

Tema: Marco Legal e notificação de casos suspeitos e a ocorrência de violência sexual: informar sobre as legislações pertinentes ao combate da violência sexual contra crianças e adolescente, observando os caminhos para a devida notificação de caso de suspeita e da ocorrência de violência sexual.

Formador: Wilson Cesar Nascimento da Silva

18 de maio de 2016 (Manhã)

8:00h as 12:00h

Tema: Políticas públicas, programas e ações práticas: conhecer as políticas públicas e os programas existentes na atual conjuntura objetivando instrumentalizar órgãos, entidades e sujeitos afetos ao problema em relação às práticas de educação, ação e proteção no enfrentamento da violência sexual.

Formadores: Ir. Henriqueta Ferreira Cavalcante

Wilson Cesar Nascimento da Silva

12:00 h

Encerramento do Evento


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.4%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.5%
1.8%
0.6%
34.2%
1.2%
3.9%
3.9%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp