26/09/2020 às 09h39min - Atualizada em 26/09/2020 às 09h39min

SEMA-Óbidos Transfere filhotes de peixe-boi para Manaus | Portal Obidense

Os animais foram transportados, via fluvial, sob os cuidados de especialistas e olhares atentos de curiosos.

Por: Eli Junior
ÓBIDOS - Os filhotes, denominados como, João e Sophia, foram transportados no início da tarde desta sexta-feira, 25 de setembro, pela equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos/SEMA do Porto de Óbidos com destino à Manaus, capital do Estado do Amazonas.

Os peixes-bois estavam sob o monitoramento dos fiscais da Secretaria há meses dentro de tanques.

Mas, nos últimos 40 dias, os animais estavam sendo monitorados em outro local, em um sítio, do proprietário Elizaldo, distante aproximadamente quatro quilômetros da área urbana da cidade, por volta de dez minutos de carro.

Uma toalha, macia, em algodão foi embrulhada sobre os filhotes para mantê-los hidratados e úmidos durante o deslocamento ao Porto de Óbidos.

Na embarcação, os filhotes foram introduzidos em tanque, sob os olhares curiosos de passageiros, que registraram o momento pelos aparelhos celulares. João e Sophia serão acompanhados por dois profissionais durante a viagem à Manaus, um fiscal da Sema e uma veterinária da Secretaria de Agricultura.

Os peixes-bois estão classificados como vulneráveis na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção da International Union for Conservation of Nature (IUCN). Isso se deve ao fato de esses animais terem sido caçados de maneira indiscriminada por muito tempo por causa de sua carne, gordura e couro. A caça ainda é uma realidade que ameça os peixes-bois, porém é menor comparada com a praticada no século passado.

Entretanto, os peixes-bois ainda enfrentam problemas como poluição das águas, mudanças climáticas, destruição dos habitats e acidentes com embarcações e redes. Além disso, não podemos esquecer que a fêmea apresenta um ciclo reprodutivo lento, gerando um filhote a cada três anos, e que isso faz com que danos a uma população sejam muito mais difíceis de serem revertidos.



 



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp