01/09/2020 às 15h05min - Atualizada em 01/09/2020 às 15h05min

Em Óbidos, serviços de terraplanagem na rua Tiradentes começaram | Portal Obidense

Os serviços iniciaram na última sexta-feira (28). Nesta terça não tinha trabalhadores e nem máquina até as 10hs da manhã, quando fomos até o local

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim

ÓBIDOS - Após a polêmica dos serviços de asfaltamento inacabado da travessa liberdade, os trabalhos de terraplanagem na rua Tiradentes, localizada no Bairro de Fátima, já começaram.

Na última sexta-feira (28), os maquinários deram início na primeira etapa do processo para o recebimento da massa asfáltica, e o que se espera é que o trabalho possa ser concluído e entregue a população, pois com o período chuvoso próximo, a via poderá ficar intrafegável por conta do barro compactado.
 
Na manhã desta terça-feira (01), a equipe de reportagem do Portal Obidense foi até a rua Tiradentes para mostrar a população o andamento dos serviços, que deverá ter continuidade ainda hoje para o término de compactação do bairro na via.



Veja a seguir 5 etapas para pavimentação de uma via segundo o site Homy Quimica:

Existem várias etapas envolvidas na remoção e substituição de uma estrutura de pavimento e cada etapa é crucial para o sucesso a longo prazo do asfalto.

Se qualquer procedimento durante o processo de instalação for feito fora do que é exigido pela prática padrão do setor, isso diminuirá muito a durabilidade e a expectativa de vida do pavimento.

Para que você evite este problema, abaixo listamos as etapas de pavimentação de uma via. Acompanhe conosco e aprenda!

Etapa #1: Planejamento e design

A escavação, a terraplanagem e a compactação do asfalto são o que a maioria das pessoas pensa quando ouve as palavras “etapas da pavimentação”.
No entanto, muito antes de a primeira pá ser levantada, incontáveis ​​horas são dedicadas para o planejamento e o design do asfalto Abaixo estão alguns dos itens que devem são considerados antes dos trabalhos serem iniciados:
Volume de tráfego e localização;
Propriedades do terreno e do solo;
Linhas de serviço público, drenagem e esgotos;
Requisitos climáticos, ambientais e residenciais;
Possibilidades futuras de expansão;
Custos de manutenção rodoviária.
 
Etapa #2: Preparação da base e sub-base

Todo asfalto é composto por cinco camadas, sendo reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. A espessura de cada camada vai depender dos itens avaliados na etapa de planejamento.
Contudo, duas etapas muito importantes para a qualidade do pavimento são a sub-base e a base. São elas que fornecem uma superfície estável para suportar o novo pavimento. Se a sub-base e a base não forem compactadas adequadamente, a superfície do asfalto no topo não fornecerá anos de durabilidade.

Etapa #3: Lançamento da mistura asfáltica

Uma vez que as estruturas de suporte de um novo pavimento sejam instaladas, a camada superior de asfalto fresco é adicionada para proporcionar uma condução limpa e suave.
A mistura asfáltica é composta de agregados, areia e óleo. Essa combinação de materiais cria um asfalto preto que, quando instalado adequadamente, proporciona um percurso suave e uma superfície acabada atraente e brilhante.
Uma vez nivelado o solo, uma base agregada de solo, concreto e calcário é usada para estabilizar a estrada. Durante esta fase, também são construídos canais, calhas e drenos.
 
Etapa #4: Articulações e transições

É muito raro instalar uma superfície de asfalto que não se conecte a calçadas existentes, estradas ou estacionamentos. Como tal, os empreiteiros de pavimentação devem encontrar uma maneira de suavizar a transição da superfície antiga para a nova.
Juntas de topo são áreas onde asfalto velho ou concreto encontram o novo pavimento asfáltico. Essas áreas de transição requerem atenção especial para garantir que a classificação e o escoamento da água sejam apropriados. As juntas de topo são importantes para garantir que condutores e pedestres não percebam a diferença nas superfícies.

Etapa #5: Compressão final

Uma vez colocadas as juntas de asfalto e de topo, toda a superfície é suavizada e compactada. Usando um rolo compactador, a nova superfície do asfalto é compactada e alisada. Esta etapa do processo garante que não haja pequenas saliências de agregados ou pedras sobre a nova superfície lisa.
Todas estas etapas de instalação devem ser seguidas para garantir que sua nova superfície de asfalto forneça anos de durabilidade e funcionalidade.
Contudo, vale ressaltar que estas são apenas algumas das etapas envolvidas na pavimentação da estrada. Na realidade, todo o processo de pavimentação asfáltica envolve diversos detalhes e exige produtos de alta qualidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp