24/08/2020 às 17h23min - Atualizada em 24/08/2020 às 17h23min

Por que tanta demora na troca de uma lâmpada nas vias publicas em Manaus?

As reclamações sobre a demora na troca das lâmpadas dos postes chegam de todas as zonas da cidade

MANAUS - Um dos fatores que contribui com os índices de crimes de roubos, furtos e homicídios nas ruas é a ausência de iluminação. Em 2016 um estudo sobre a relação da criminalidade com a escuridão nas ruas, feito por pesquisadores de Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que um ambiente bem iluminado reduz em 36% o índice de crimes durante a noite.  
 
A cidade de Manaus tornou-se exemplo para as demais capitais brasileiras ao implantar a iluminação pública com a tecnologia LED (diodo emissor de luz). A nova tecnologia é resultado da indicação n⁰. 618/2013, proposta por mim, durante mandato de vereador. Sugeri a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED  em Manaus por dois motivos principais: primeiro porque essa tecnologia agride menos o meio ambiente - 98% dos componentes usados na produção da lâmpada de LED são recicláveis e não contém elementos tóxicos, segundo porque oferecem maior iluminação do ambiente, proporcionando mais segurança a quem transita nas ruas à noite.

 
Em 2019 a Secretaria de Segurança Pública registrou 42.102 roubos nas ruas de Manaus, quase três mil a menos que os registrados em 2018 quando foram feitos 44.910 roubos na capital. Entre janeiro e abril deste ano constam 2.343 casos de roubos e furtos a residências. Os números de crimes caíram, porém, os cuidados com a substituição das lâmpadas queimadas também está menor, o que pode motivar o aumento nas ações dos bandidos à solta nas ruas de Manaus.
 
A Manausluz, empresa que detém a concessão de manutenção das trocas de lâmpadas dos postes, precisa ser mais ágil nos serviços prestados à população manauara. As reclamações sobre a demora na troca das lâmpadas dos postes chegam de todas as zonas da cidade e a espera pelo serviço chega a ser de 30 dias. Isso é um absurdo, se faz necessário à intervenção do prefeito para que essa empresa possa ter um serviço de excelência, até porque nossas comunidades merecem. As pessoas estão ficando à mercê das ações de bandido nas ruas de Manaus e uma simples troca de lâmpada pode fazer a diferença. Vamos continuar cobrando por medidas cabíveis.
 
Everaldo Farias é ativista ambiental e ex-vereador de Manaus


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp