18/08/2020 às 20h28min - Atualizada em 18/08/2020 às 20h28min

Aterro para Igarapé Açu, Flexal e Andirobal segue sem conclusão | Portal Obidense

Equipe do Portal Obidense foi impedida de entrar no terreno onde deveria funcionar o aterro controlado que está virando Lixão a céu aberto

Por: Eli Junior

ÓBIDOS - A equipe do Portal Obidense tentou, pela terceira vez, mostrar o trabalho que vem sendo feito no terreno que será o futuro aterro controlado para as comunidades rurais Igarapé Açu, Andirobal e Distrito do Flexal no município de Óbidos-Pará. Porém, diferentemente de outras ocasiões, quando as equipes de imprensa tiveram acesso a área, desta vez, nenhuma imagem foi permita.

A alegação dos representantes da Associação dos Moradores do Distrito do Flexal era de que a área ainda pertence ao órgão e só será doada à Prefeitura de Óbidos quando todos os trâmites foram concluídos. Portanto, a área, sendo de responsabilidade da Associação, qualquer imagem, na área interna, não foi autorizada.


Mas, os olhos atentos da equipe de reportagem do Portal Obidense flagrou um local, meramente, abandonado. O mato tomando forma sobre o terreno. Ao invés de máquinas, lacunas.

Após sofrer hostilidade de algumas pessoas, proferindo palavrões, não mencionados aqui por conta do controle emocional da equipe de reportagem e pela educação recebida, herança familiar e de instituição de ensino, saímos do local sem poder, pela terceira vez, fazer registros de imagens. Retificando que em duas outras ocasiões o Portal Obidense não só esteve como fez imagens dos trabalhos feitos no terreno.

Chico Alfaia, prefeito de Óbidos falou sobre o terreno. Confirma que a área ainda é de propriedade da Associação dos Moradores e que nesta terça-feira (18), o maquinário retorna ao local, após semanas sem trabalhos no terreno.
"O município não pode fazer nada em terrenos particulares. Nesse caso, houve autorização do Ministério Público. Houve uma audiência pública, lá, para falar sobre isso aí. Então, o terreno ainda é de posse da Associação, mas deverá ser doado à prefeitura. Amanhã, três máquinas da prefeitura estarão lá para terminar o serviço." Informou Chico Alfaia, prefeito de Óbidos.

Sobre a falta de trabalhos no terreno, Alfaia explica que a prefeitura priorizou outros pontos do município.
"As máquinas estiveram em outras comunidades fazendo trabalhos nos ramais como ramal do Capim Cheiroso, que é um ramal que tem muitos criadores de gado e que eles precisam transportar esse material para cá, para o abastecimento da cidade. Então tivemos que socorrer esse pessoal." Disse.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, já previa que as cidades deveriam implementar métodos de custeio específico para as atividades de limpeza urbana caso quisessem acessar verbas federais. No entanto, em dez anos, este ponto da lei nunca foi posto em prática. Agora, o novo marco do saneamento retoma esta obrigatoriedade e prevê uma maior fiscalização do governo federal.


O Portal Obidense segue sua missão de mostrar as notícias, com imparcialidade, seriedade e equilíbrio emocional sem a necessidade de agredir o lado pessoal das pessoas, agindo de forma serena e livre.




 

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp