04/08/2020 às 18h29min - Atualizada em 04/08/2020 às 18h29min

Cortes de energia elétrica, iniciaram segunda-feira (03), em todo o Brasil | Portal Obidense

Vereador Chico Barbado solicitou através de requerimento, interferência de PROCON nos cortes de energia elétrica, em Óbidos.

Texto: Hayme Amorim

ÓBIDOS - No último sábado (01), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou as Distribuidoras de energia elétricas voltassem a fazer o corte do fornecimento nas residências de usuários inadimplentes. Está decisão autorizou o retorno do desligamento no dia 1º, porém somente na segunda-feira (03) passou a vigorar por ser dia útil.
 
Por este motivo, o vereador Chico Barbado em sessão ordinária na câmara de vereadores, na manhã desta terça-feira (04), solicitou através de requerimento interferência do PROCON no corte de energia elétrica, da população obidense, pois por conta da pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas e por este motivo não tem recursos para quitar suas contas de energia, o vereador pede ainda que seja estipulado um período para a quitação das contas.
 
A Aneel havia suspendido os cortes de energia elétrica para todos os consumidores desde o dia 23 de março por falta de pagamento, em decorrência a pandemia mundial do novo corona vírus, prorrogando este prazo até 31 de julho.

A partir desta segunda-feira (03), os consumidores devem ser novamente informados sobre contas pendentes antes de o corte ser realizado, mesmo que a distribuidora já tenha feito a notificação anteriormente, as famílias de baixa renda enquadradas no programa Tarifa Social não estão sujeitas à suspensão de fornecimento, e serão beneficiadas até o final de 2020. Está medida também continuará valendo para pessoas que dependem de equipamento elétrico essencial para manter a vida.
 
As empresas de energia elétrica, também estão autorizadas a realizarem atendimento presencial em lojas e a entregar as tarifas impressas, se não houver medida de restrição da cidade ou município.  Conforme a Lei Federal 14.015 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, o corte de energia não poderá ser efetuado nas sextas, sábados, domingos, feriados ou vésperas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
23.0%
10.2%
1.3%
0%
0%
15.1%
1.6%
0.7%
35.5%
1.3%
4.3%
3.3%
1.3%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp