09/10/2015 às 09h18min - Atualizada em 09/10/2015 às 09h18min

Óbidos realizará programação alusiva a Campanha Mundial Outubro Rosa

A Campanha visa sensibilizar a população para o câncer de mama, doença que quando diagnosticada precocemente tem maiores chances de cura.

Martha Costa
Martha Costa / ASCOM-PMO

ÓBIDOS - Nos dias 21 e 23 de outubro a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizará atividades alusivas a Campanha Mundial Outubro Rosa, que tem por objetivo sensibilizar a população para o diagnóstico precoce da doença que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) terá 57.120 novos casos diagnosticas somente neste ano no Brasil. Em Santarém, segundo o Hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA, que é referência no atendimento do câncer na região, neste ano estão em tratamento de câncer de mama, 107 pacientes, sendo dois em homens.

De acordo com a enfermeira Sheila Maria Iudice Auzier a campanha este ano estimula as mulheres a conhecerem o seu corpo. “O mês inteiro é voltado para a prevenção do câncer de mama e a gente ta com a camisa justamente para divulgar a campanha e a gente orienta as mulheres a fazerem o autoexame das mamas, o se tocar é o primeiro passo e sempre que encontrar um nódulo, um carocinho, que faça o exame por imagem que pode ser a ultrassom da mama e para mulheres com indicação a mamografia”, falou a enfermeira.

Dentro da programação do Outubro Rosa em Óbidos será realizada no dia 21 de outubro, quarta-feira, com saída da Praça do Sesquicentenário, às 18h, uma carreata percorrendo as principais ruas da cidade chamando atenção para a doença. No dia 23, sexta-feira, em todas as Unidades Básicas de Saúde, será realizado atendimento clínico e palestras educativas sobre o câncer de mama, doença que de acordo com o INCA, é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp