05/06/2020 às 17h51min - Atualizada em 05/06/2020 às 17h51min

Inauguração da Unidade Básica de Saúde da Comunidade Matá, em Óbidos | Portal Obidense

Comunidade localizada a cerca de 40km do município de Óbidos, teve inauguração de sua nova Unidade Básica de Saúde, na tarde desta sexta-feira (05)

Por: Hayme Amorim
Inauração da UBS comunidade Matá | Foto: Hayme Amorim

ÓBIDOS - Em meio a atual situação em que estamos vivendo, em que o mundo todo sofre o trágico impacto que a covid-19 deixa por onde passa, a Comunidade do Matá, que fica localizada a cerca de 40km do Município de Óbidos (Oeste Paraense), teve a inauguração de sua UBS (Unidade Básica de Saúde), na tarde desta sexta-feira (05), que ganhou o nome do Sr. Manoel Rizzo Bentes Marinho, um homem que contribuiu muito para o desenvolvimento da comunidade.
 
A enfermeira Áurea Fernanda, responsável pela UBS da comunidade, contou a nossa equipe de reportagem como foi feita a escolha do nome. "Quando foi sugerido que a comunidade prestasse uma homenagem para alguém, o Seu Manoel foi o mais solicitado. As pessoas da comunidade, a maioria cogitaram o nome dele ou o do irmão dele, o  Dr. Fé , então foi realizada uma pesquisa com todas as famílias da comunidade, para que assim pudéssemos entrar em comum acordo para a escolha do nome, e a maioria escolheu o do Sr. Manoel Riso, que foi uma pessoa muito importante e que incentivou muito a comunidade do Matar se desenvolver, principalmente porque ele tinha vários terrenos na comunidade, então ele fez a doação de vários, para que assim pudessem ser construídos prédio, como a escola, o 1° posto, a UBS que está sendo inaugurada hoje" . Disse a enfermeira. O senhor Manoel Rizzo, faleceu a 20 anos atrás, e hoje Ganhou uma grande homenagem dos comunitários.


 
Foto: Caique neto e Ida filha do homanegado | Foto: Hayme Amrim
 
A Unidade Básica de Saúde da Comunidade Mata, irá dar assistência não só as mais de 400 pessoas que vivem no local, mas também das proximidades, que irão contar com os atendimentos de consultas de Pré Natal, Proame e Consultas de Enfermagem.
 
Atualmente, a UBS conta com o trabalho de 3 profissionais, sendo 1 enfermeira, 1 técnica e 1 SG. Nossa equipe de reportagem também conversou com a secretária de saúde do município de Óbidos, Natália Rodrigues, que explicou com mais detalhes a situação inicial da UBS. "A UBS do Matar, ela já existia, com uma outra estrutura de posto menor, então foi feita uma reforma, uma ampliação que foi iniciada no governo anterior mas não foi concluída, e hoje nós retomamos a obra, a cerca de 1 ano e meio atrás através da justiça, bem como as da comunidade Arapucu, curumum e São José que irá ser entregue em breve. A nova estrutura ampliada, com mais salas, mais conforto aos funcionários, mais privacidade aos pacientes, vai promover a oportunidade de quando o município tiver a UBS fluvial, pois poderá ser o ponto de apoio da mesma, entregamos hoje e preferimos entregar o lugar, antes de instalar totalmente os equipamentos, pois iremos ter uma segunda etapa que é a de equipação da unidade, a integração do prédio". Disse a secretária.
 
A comunidade sempre teve uma UBS, porém em um local impróprio, funcionava antes na escola Reinaldo Xerfan, onde funcionou por 5 anos, e agora contam com um espaço amplo, confortável, equipamentos como: central de ar, arquivos, makas, alguns instrumentais, autoclave, entre outros diversos equipamentos que irão ser utilizados para dar a assistência aos comunitários, além de mais privacidade para os profissionais e pacientes, contém em seu ambiente: recepção/espera, curativo, consult. De enfermagem, sala de observação, banheiro para o público (Def. Físico), banheiro público, banheiro para funcionário, sala de vacina, sala de unidades circulação, consultório odontológico, sala de administração, consultório indiferenciado, copa, DML, almoxarifado e depósito resíduos sólidos.


 
Compareceram na ocasião o Prefeito municipal de Óbidos, Chico Alfaia, a Secretária de saúde do município Natália Rodrigues e demais funcionários da UBS.
 
Proposta -  N° 05131180000413-009
 
Objetivo: ampliação da unidade de saúde do Matá, cadastrada e aprovada em junho de 2013 ao ministério da saúde, através do programa Requalifica UBS, sendo recurso do programa.
 
Valor de repasse do ministério: R$ 126.300,00
 
Valor da obra: 150.956,65
 
Empresa vencedora para Execução: Construtora JVA Ltda. A obra foi iniciada em 2014, porém a empresa vencedora não deu andamento a obra, foi realizado o chamamento da 2° empresa no certame, a Empresa Calha Norte, que também nãodeu continuidade a obra, a Empresa Meta Construções e Serviços e Comércio Ltda- EPP, com contrato administrativo N° 001/2019/PMO no valor de R$ 174,593,01.
 
Área: 192, 30 m²
 
Ambiente: recepção/espera, curativo, consult. De enfermagem, sala de observação, banheiro para o público (Def. Físico), banheiro público, banheiro para funcionário, sala de vacina, sala de unidades circulação, consultório odontológico, sala de administração, consultório indiferenciado, copa, DML, almoxarifado, depósito resíduos sólidos.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp