05/06/2020 às 17h29min - Atualizada em 05/06/2020 às 17h29min

Comunidade Igarapé Açú ameaça encerrar barreira por falta de segurança dos voluntários | Portal Obidense

A barreira é mais uma das ações para se combater a propagação do coronavírus, as comunidade do município de Óbidos não tem registro de infectados

Por: Eli Junior

ÓBIDOS - Uma reunião de emergência ocorreu na barreira sanitária na comunidade Igarapé Açú entre os moradores, voluntários, secretária de Saúde e representantes do Poder Legislativo.
Nathalia Rodrigues, secretária de Saúde estava em visitação à outras comunidades rurais e chegou à reunião por volta de 16:30 da última quinta-feira (4).

Rylder Afonso, Presidente da Câmara de Óbidos e o Vereador Valdo Amorim representaram o Legislativo na reunião. Os voluntários das barreiras sanitárias das regiões do Igarapé Açu, Andirobal e Ananaí estavam a ponto de interromper a ação por conta da falta de segurança e respaldo legal, caso houvesse algum incidente ou contágio pelo Corona Vírus.

Nathalia Rodrigues sugeriu a criação de uma comissão formada pelos moradores e voluntários para organizar as demandas da barreira nas comunidades. Essa comissão será uma espécie de 'ponte' entre os voluntários e a Secretaria de Saúde.

Rylder Afonso e Valdo Amorim se mantiveram favoráveis à continuidade das ações nas barreiras sanitárias. Porém, os Edis cobraram ações da Secretária Nathália Rodrigues para resguardar a vida dos voluntários com relação à segurança e à saúde.

A reunião se estendeu por aproximadamente duas horas e chegou à um entendimento entre os voluntários e Poderes Executivo e Legislativo. Ficou acordado que a Comissão formada pelos comunitários fará a aproximação com a Secretaria de Saúde em busca dos pedidos dos voluntários.

Quanto à liberação de pessoas vindas do município de Curuá ficou estabelecido, inicialmente que apenas serviços essenciais como alimentos, medicamentos e situação de risco de morte serão permitidos passar pela barreira. Moradores de Curuá com sítios no município de Óbidos poderiam ir e vir uma vez por semana pela barreira.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp